Formação

Sesi conclui turma de curso de formação articulada

Diploma inclui formação no ensino médio e de algum dos cursos técnicos realizados pelo Senai; mais de 100 alunos receberam o diploma este mês

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Formandos de curso articulado realizado pelo Sesi e Senai com seus diplomas durante solenidade de formatura
Formandos de curso articulado realizado pelo Sesi e Senai com seus diplomas durante solenidade de formatura (Alunos do Sesi)

Mais de 100 alunos do Sesi de São Luís receberam seus certificados de conclusão do ensino médio aliado a um dos quatro cursos técnicos do Senai. Eles fizeram o EBEP (Educação Básica do Sesi articulado com Educação Profissional do Senai) durante os últimos três anos e estudaram os conteúdos do ensino médio necessários para formação básica e as competências e habilidades técnicas para a inserção no mercado de trabalho, com os cursos de técnico em Eletrônica, Rede de Computadores, Segurança do Trabalho e Técnico em Informática.

De acordo com o diretor regional do Senai, Marco Antonio Moura da Silva, os alunos fazem parte de uma população restrita no Brasil, de apenas 11%, que cursam o ensino médio e o técnico concomitante. Em países desenvolvidos, esse percentual chega a 78%. “O Senai simula para vocês, em sala de aula, o que é o mercado de trabalho. Existe um grande preconceito no Brasil e no nosso estado com relação aos cursos técnicos, mas temos hoje inúmeros exemplos de alunos que fizeram o curso técnico e chegaram ao ensino superior mais preparado, porque é no curso técnico que existe a prática, o paralelo, a simulação do dia a dia do mercado de trabalho, que existe em proporção muito menor no curso superior”, afirmou.

A formatura ocorreu em dois momentos, sendo o Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Senai Raimundo Franco Teixeira, no bairro Monte Castelo, escolhido para a cerimônia de conclusão das turmas dos cursos técnicos. Logo depois, os alunos foram reunidos novamente pelo Sesi na Casa da Indústria Albano Franco, e recebidos pelo presidente da Fiema e diretor regional do Sesi, Edilson Baldez, para a diplomação. “É com muita felicidade que entregamos ao mercado de trabalho esses alunos profissionais, cidadãos, que concluem, neste momento, mais uma etapa importante de suas vidas, com a presença dos pais, que são seus primeiros e eternos educadores, e dos mestres, que os acolheram”.

“Bagagem”

O estudante Yuri Gomes de Souza, 18 anos, certificado no curso Técnico em Eletroeletrônica, reconhece que ter um curso técnico amplia as oportunidades, visto que o acesso ao mercado de trabalho não está fácil. “É ótimo terminar o ensino médio no Sesi e já ter na ‘bagagem’ um curso técnico e estar apto para trabalhar. Foi maravilhosa essa experiência para mim, tudo que eu previa e esperava do curso aconteceu, professores e instrutores maravilhosos, foi sensacional. Desde criança eu desmontava carrinho de controle remoto e desde então gostei da área. No meu futuro eu me projeto sendo um engenheiro elétrico”, afirmou.

Experiências

Durante a formação, muitos alunos puderam ter experiências como jovens aprendizes e outros já foram absorvidos pelo mercado de trabalho como estagiários, sendo alguns deles até contratados.

“É sempre gratificante acompanhar o desenvolvimento desses adolescentes com ganhos em aprendizagens de domínio de linguagem, produção textual, raciocínio lógico-matemático, compreensão critica do contexto mundo, cidadania e liderança, além da apropriação das ferramentas especificas de um curso técnico que abre as portas para melhor escolha de um curso superior e até inserção no mercado de trabalho de imediato, se assim desejarem”, destacou a superintendente do Sesi-MA, Roseli Ramos.

“Não foi fácil, mas a rotina foi gratificante. Você sai mais preparado do ensino médio regular do Sesi, fora que o Senai proporcionou um curso no qual eu me identifiquei bastante. É um diferencial, pois abre as portas para o mercado de trabalho. Tenho pretensões de continuar na área da indústria”, contou a aluna Abigail Santos, 17 anos, que concluiu o curso de Técnico em Segurança do Trabalho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.