Segurança Pública

Maranhão ocupa o 20º lugar no ranking de transparência na segurança pública brasileira

Relatório busca fomentar o debate sobre a transparência na segurança pública brasileira. Mato Grosso é o estado mais transparente do país

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), apresentou uma proposta ao governo estadual em fevereiro de 2015, para criação de um sistema de informações sobre segurança pública, com transparência e controle social, mas até hoje nunca obteve resposta
Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), apresentou uma proposta ao governo estadual em fevereiro de 2015, para criação de um sistema de informações sobre segurança pública, com transparência e controle social, mas até hoje nunca obteve resposta (ranking)

SÃO LUÍS - Um relatório divulgado pelo portal Segurança e Transparência Brasil, revela os dados sobre transparência e segurança pública no país. A pesquisa mostra que o Maranhão se encontra em 20º lugar no ranking de transparência na segurança pública brasileira.

O portal informa que apenas 30% dos estados brasileiros disponibilizavam algum tipo de documento que apresentasse a política estadual de segurança pública da atual gestão. Ainda, segundo publicação disponível no portal, chama a atenção o baixo nível de transparência sobre as normas de controle sobre o Uso da Força.

O site e o Relatório buscam fomentar o debate sobre a transparência na segurança pública brasileira, é primordial informar sobre como a polícia está fazendo o uso da força para garantir o respeito e a promoção do estado democrático de direito.

Com base em parâmetros estabelecidos, o relatório concluiu que o índice médio de transparência da segurança pública brasileira, em 2016, é de 18%. A Secretaria de Segurança Estadual (SSE) que alcança o melhor índice de transparência do Brasil é a do Rio de Janeiro. Entre a Polícia Militar (PM), é a de Pernambuco.

E, entre a Polícia Civil (PC), é a do Mato Grosso. No computo geral (média entre SSP, PM e PC), o estado do Mato Grosso é o mais transparente do país

Segundo o relatório, é preciso que seja mais clara a definição precisa das competências de gestão entre as secretarias de segurança pública e as polícias estaduais, pois a falta de limites claros dificulta a responsabilização e a avaliação do que funciona ou não para a redução de violência.

O relatório mostra o estado do Maranhão em 20º lugar no ranking de transparência na segurança pública brasileira. De acordo com Wagner Cabral, presidente da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), a instituição apresentou uma proposta ao governo estadual em fevereiro de 2015, para criação de um sistema de informações sobre segurança pública, com transparência e controle social, mas até hoje nunca obteve resposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.