Mudanças

Edivaldo Jr. movimenta-se para abrigar aliados na Prefeitura e na Câmara

O Estado apurou que há dois movimentos mais intensos, que podem culminar com alterações na composição da bancada aliada na Câmara Municipal e em secretarias

Gilberto Léda - Da equipe de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Edivaldo Júnior quer abriar aliado na prefeitura
Edivaldo Júnior quer abriar aliado na prefeitura

O prefeito reeleito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), ainda não trata do assunto oficialmente, mas tem conversado com seus mais próximos conselheiros sobre a possibilidade de promover mudanças na estrutura administrativa e abrigar aliados considerados importantes na sua caminhada eleitoral deste ano.

Dois meses após a disputa de outubro, O Estado apurou que há dois movimentos mais intensos, que podem culminar com alterações na composição da bancada aliada na Câmara Municipal e nas secretarias de Cultura ou Agricultura, Pesca e Abastecimento, e de Articulação Política.

No primeiro caso a mexida de peças é mais complexa: Edivaldo Jr. quer abrir uma vaga no Legislativo municipal ao primeiro suplente do “chapão” (PDT/PR/Pros/DEM): Paulo Victor (Pros).

Ivaldo já disse que aceita nomeação
Ivaldo já disse que aceita nomeação

Durante a campanha, ele foi considerado um dos principais apoiadores e articuladores da candidatura do pedetista e era tido como nome certo na Câmara. No entanto, com 4.562 votos, ficou apenas na primeira suplência, o que tem motivado o prefeito a movimentar peças para abrigar o aliado.

Para isso, já sondou o vereador Ivaldo Rodrigues (PDT). Inicialmente, ofereceu-lhe a Secretaria Municipal da Cultura, o que foi recusado pelo parlamentar. Atualmente, está em negociação a possibilidade de nomeação na Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento.

Disposição - Rodrigues comentou a possibilidade em entrevista a O Estado. Ele ponderou que “ainda não houve convite formal”. Mas adiantou que está à disposição para a missão.

“Tenho disponibilidade de servir o governo do meu partido em qualquer área. Me sinto preparado e consolidado politicamente”, disse o parlamentar, acrescentando que aceita o convite, caso seja formalizado.

Na Articulação Política a troca seria mais simples: sairia o ex-deputado estadual Hélio Soares (PR) para a entrada do também ex-deputado estadual Jota Pinto (PEN). A pasta já foi oferecida, mas ainda não se bateu o martelo.

Pinto elegeu a esposa, Concita Pinto (PEN), na base de apoio a Edivaldo. No segundo turno, apesar de ele próprio ser o primeiro suplente do deputado estadual Eduardo Braide (PMN) na Assembleia Legislativa, permaneceu aliado ao pedetista. Por isso, agora, deve ser integrado à equipe da gestão municipal.

MAIS

Um terceiro movimento vem sendo ensaiado, mas ainda de forma incipiente: seria a nomeação de mais um vereador eleito pelo “chapão” como secretário para garantir a posse do segundo suplente, Barbosa Lages (PDT).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.