Tragédia

Rússia vai investigar as causas de queda de avião

Voo que decolou de Sochi perdeu contato com as torres de controle após 20 minutos; 92 pessoas estavam a bordo e não houve sobreviventes; ação terrorista não está descartada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Equipe de emergência da Rússia transporta restos do avião militar russo que caiu no Mar Negro na noite deste domingo
Equipe de emergência da Rússia transporta restos do avião militar russo que caiu no Mar Negro na noite deste domingo

MOSCOU- Um avião militar russo com 92 pessoas a bordo caiu no mar Negro, logo após decolar do balneário de Sochi, no sudoeste da Rússia ontem. O desaparecimento da aeronave e o encontro dos destroços do avião foram confirmados pelo Ministério da Defesa. O órgão informou que não há sobreviventes do desastre aéreo.O presidente russo Vladimir Putin declarou luto nacional para esta segunda-feira.

A aeronaUm avião militar russo com 92 pessoas a bordo caiu no mar Negro, logo após decolar do balneário de Sochi, no sudoeste da Rússia ontem. O desaparecimento da aeronave e o encontro dos destroços do avião foram confirmados pelo Ministério da Defesa. O órgão informou que não há sobreviventes do desastre aéreo. O presidente russo Vladimir Putin declarou luto para esta segunda-feira.

A aeronave decolou às 5h20 no horário local, 0h20 no horário de Brasília, com destino à base aérea russa de Khmeimim, na Síria, e sumiu dos radares 20 minutos após a decolagem, ao fazer uma manobra sobre águas russas. O governo russo não descarta ação terrorista como a causa do acidente.

Equipes de emergência resgataram corpos e restos do avião; alguns foram encontrados a cerca de 1,5 km da costa. Barcos, helicópteros e drones ajudam nas buscas.

O modelo da aeronave é um Tu-154, muito usado no transporte aéreo doméstico na Rússia. O avião procedia de Moscou e tinha feito escala no aeroporto de Sochi para reabastecer.

Avião do modelo Tu-154 é usado para o transporte aéreo doméstico na Rússia
Avião do modelo Tu-154 é usado para o transporte aéreo doméstico na Rússia

Vítimas

A bordo do avião viajavam militares e integrantes do renomado coral e grupo de dança Alexandrov, do Exército russo, que participariam das comemorações de Ano Novo na base aérea síria de Khmeimim, em Latakia, onde a Rússia tem um agrupamento de aviões de guerra. Além dos integrantes do coral também estariam a bordo do voo nove profissionais de imprensa, oito soldados e dois funcionários civis. A BBC informou que Elizaveta Glinka, conhecida como Doutora Liza e diretora-executiva da instituição de caridade Fair Aid, estava no voo.

As condições do clima no local no momento do desaparecimento estavam favoráveis e vão ser investigadas se houve falha técnica ou humana.

O ministro dos Transportes da Rússia afirmou que investigadores estão estudando todas as razões possíveis para a queda do avião. Ele considerou que está incluída nas investigações a hipótese de ataque terrorista. Após ser questionado sobre isso na tarde de domingo, 25, porém, o ministro Maxim Sokolov afirmou que "todo o espectro" de razões possíveis está sendo considerado. Ele acrescentou que é prematuro especular as causas do acidente.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse que o presidente russo, Vladimir Putin, foi informado imediatamente quando a aeronave desapareceu dos radares.

Mais

O avião que caiu foi construído em 1983 e passou por manutenção em 2014, de acordo com o Ministério da Defesa. O Tu-154 é um avião soviético de três motores projetado no final dos anos 1960. Mais de mil aviões deste modelo foram construídos, e eles foram usados por transportadoras na Rússia e em todo o mundo. Recentemente, companhias aéreas russas substituíram modelos Tu-154 por outros mais modernos, mas o Exército e algumas outras agências do governo russo continuam usando-o.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.