Fiéis celebram manhã de Natal na Igreja da Sé

Missa especial celebrada ontem na Catedral Metropolitana de São Luís lembrou que a data representa o renascimento de Jesus no coração de todos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Com cantos e orações, Padre César celebrou a missa na manhã de ontem com participação ativa dos fieis
Com cantos e orações, Padre César celebrou a missa na manhã de ontem com participação ativa dos fieis (Missa Natal)

Cânticos, orações e mensagens de fé. Assim foi a missa em homenagem ao Natal celebrada na Igreja da Sé, na manhã de ontem. Sob o comando do padre César de Sousa, a celebração atraiu pessoas de diferentes bairros de São Luís, entre crianças, jovens, adultos e idosos. Muitos que não assistiram à missa realizada na noite anterior aproveitaram a manhã para refletir acerca da data especial.

Segundo o padre César de Sousa, o Natal, mais do que uma festa para troca de presentes, em que as famílias se reúnem em torno da ceia, a data representa o renascimento de Jesus Cristo no coração de cada um. “Jesus renasce nesta data em nossos corações. Não é pecado celebrar com festa, vestindo a melhor roupa, reunindo-se em torno da ceia. No entanto, mas do que isso, este é um momento de renovação, de fé e de esperança”, disse.

O padre fez uma celebração bem descontraída. Cantou, circulou entre os bancos, pediu aplausos a Jesus, recepcionou pessoalmente a quem chegava atrasado e ensinou que a imagem do presépio dá a dimensão da simplicidade das circunstâncias em que nasceu o Menino Jesus. “Ninguém acolheu Maria e José naquele tempo. Muitas portas se fecharam para eles. Hoje em dia, muitas portas também se fecham para Jesus”, frisou, pedindo uma reflexão durante a missa.

Conforme o padre contou, a Missa do Galo, realizada na véspera de Natal, às 19h, reuniu numeroso público na Igreja da Sé. A de ontem teve público menor, em função das confraternizações familiares, razão pela qual muita gente acorda tarde. Mas, praticamente todos os assentos foram tomados. “A Igreja Católica está feliz por receber um número cada vez maior de fiéis, fato que muito nos alegra nesses tempos em que tantas outras igrejas abrem as portas”, disse.

A tradição da missa matutina de Natal sempre atrai, principalmente as famílias maranhenses. Alguns já estavam na catedral antes mesmo do início da celebração. “Acho que é muito importante você vir à igreja no Natal. Na minha casa, nos reunimos para a ceia, mas sempre fazemos esforço para estar aqui e aproveitar este momento sublime, que é participar de uma celebração tranqüila, ouvindo mensagens que nos enchem de esperança”, disse a professora Maria da Graça Barbosa, que estava acompanhada da filha, da sobrinha e dos pais.

Virgínia Ribeiro levou o pai e o namorado. Sentada em uma das primeiras fileiras, entoou todos os cânticos do folheto, acompanhada pelo pai. “Eu venho para a igreja rezar cantando. Não perco uma missa em dias normais e principalmente no Natal. É uma missa com uma atmosfera diferente. A gente vê no semblante das pessoas”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.