Poluição

Aumenta o número de trechos impróprios para banho nas praias de SL

O número subiu para nove trechos impróprios para banho de acordo com laudo de balneabilidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Praia da Ponda d’Areia tem diversos pontos impróprios para banho
Praia da Ponda d’Areia tem diversos pontos impróprios para banho (Praia Imprópria para banho)

O número de trechos de praia impróprios para banho na orla de São Luís subiu de cinco para nove em apenas uma semana. É o que atesta o último laudo de balneabilidade divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) no dia 23 deste mês. No levantamento divulgado dia 16 deste mês, apenas a Praia da Ponta d’Areia aparecia imprópria para banho, com cinco pontos de poluição. Agora, outros quatro entraram na lista da Sema.

O levantamento, feito entre os dias 14 e 18 deste mês, mostra que dos 21 pontos coletados, nove pontos apresentaram níveis de enterococcus (coliformes fecais) abaixo do que determina a Resolução nº 274/00, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que considera águas das praias próprias para o banho quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver no máximo presença de 100 enterococcus/100 mL. Dos nove pontos impróprios, cinco ficam na Praia da Ponta d’Areia.

Novos pontos

Além da Ponta d’Areia, outras praias passaram a figurar na lista de impróprias para banho. A Praia de São Marcos está com dois pontos impróprios, a Praia do Meio e do Araçagi apresentaram um ponto fora dos níveis de balneabilidade aceitáveis.

A Sema passou a divulgar os laudos com as condições de balneabilidade das praias após Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) do Maranhão obrigando a secretaria a divulgar as condições de balneabilidade das praias de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, incluindo a fixação de placas em trechos impróprios para banho.

Em 2012, as praias da Região Metropolitana de São Luís passaram quase 200 dias interditadas pela Sema após a divulgação de um laudo, no dia 25 de março daquele ano, segundo o qual toda a orla estava imprópria para banho. A liberação ocorreu dia 11 de outubro, após a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) executar obras de melhoria do sistema de esgotamento sanitário de São Luís.

Em 13 de outubro deste ano, um laudo apontou que toda a orla estava liberada para banho. A notícia foi recebida com desconfiança e os laudos chegaram a ser contestados em audiências públicas. A desconfiança da população aumentou ainda mais no dia 4 de setembro quando uma mancha negra voltou a ser vista por banhistas e frequentadores da Praia do Calhau. A mancha saia da foz do Rio Calhau e ia em direção à praia. A situação evidenciava que esgotos in natura estavam sendo despejados diretamente no rio e, consequentemente, poluindo o trecho da praia. Na mesma semana, um novo laudo da Sema apontou que este estava sem condições de balneabilidade. l

Mais

Pontos impróprios

Ponta d’Areia:

- atrás do Hotel Praia Mar

- atrás do Bar do Dodô

- em frente a Praça de Apoio ao Banhista

- em frente ao Edifício Herbene Regadas

- em frente ao Hotel Brisa Mar

Praia de São Marcos

- em frente ao Ipem

- foz do Rio Calhau

Praia do Meio

- em frente ao Bar do Capiau

Araçagi

- em frente ao bar do Isaac

As praias liberadas:

As praias do Calhau e Olho d’Água mantiveram todos os pontos próprios para banho, cenário apresentado há mais de um mês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.