NATAL

Tradição Católica, Missa do Galo é celebrada na Igreja da Sé

Celebração marca o nascimento de Jesus e ocorre na noite de Natal; além da missa, fiéis assistiram à encenação do presépio feita por um grupo teatral

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42

Natal é tempo de paz, solidariedade e bem querer ao próximo. Da mesa repleta de gente, comida e afeto. De renovação. Para os cristãos, a data vai além de todas as traduções: é a celebração do nascimento de Jesus Cristo. A festa cristã é esperada desde que dezembro bateu à porta. Espalhadas em boa parte do mundo, as comemorações do Natal se intensificam com missas e cultos. Em São Luís, a mais tradicional celebração do dia, a Missa do Galo, lotou a Igreja da Sé, no Centro Histórico de São Luís.

A Missa do Galo é o nome dado em países católicos à missa celebrada depois do jantar da Véspera de Natal que começa à meia-noite de 24 para 25 de dezembro. Segundo a tradição católica, no dia 24, após o por do sol já é considerado noite de Natal, mas em São Luís as celebrações aconteceram mais cedo para garantir a segurança dos fiéis e para que eles pudesse celebrar antes da ceia em família.

Na Catedral Metropolitana de São Luís, Igreja Nossa Senhora da Vitória (Igreja da Sé), localizada na Praça Pedro II, bairro Praia Grande, a celebração da noite de Natal começou às 19h, com a Missa do Galo, celebrada pelo pároco padre César Sousa, que lembrou aos presentes o real sentido no Natal. “As trevas precisavam acabar e para isto Deus nos enviou uma luz que pusesse fim à toda escuridão. Esta luz é Jesus Cristo”, disse em sua pregação.

Ainda de acordo com o padre, a forma como Deus fez-se humano, por meio do nascimento de Jesus, é o principal motivo de reflexão para o período natalino. “A época e o local em que Jesus nasceu dizem muito sobre a mensagem de Nosso Senhor para nós. Ele nasceu quando Roma governava Belém e em uma manjedoura. Ou seja, nasceu sob o governo de um déspota, que mandou perseguir crianças, e em local simples, onde eram tratados os animais e sob a fragilidade de uma criança. Isto nos coloca muita questões a serem pensadas”, disse aos fiéis durante a missa.

Pedido de humildade

Padre César também fez um pedido aos que assistiam à missa: que ao saírem de lá levassem em seus corações uma mensagem de humildade. “A forma como Jesus Cristo nasceu é uma lição de simplicidade que todos nós precisamos seguir. O ano inteiro falamos de paz, justiça, união, pois vamos sair daqui com nossos corações cheios de humildade e pregando o amor, que é o que Jesus espera da gente”, pediu.

Durante a missa, a imagem do Menino Jesus foi levada até o presépio e colocada na manjedoura, como manda a liturgia da Missa do Galo. Após isso, houve muita emoção com a encenação do presépio vivo, feita por atores. A apresentação do “Presépio Vivo” já é uma das tradições natalinas da Catedral Metropolitana de São Luís, atraindo um grande número de fiéis que lotam a Sé para celebrar o nascimento de Jesus e contemplar uma das passagens bíblicas mais importantes para o Cristianismo.

A Bíblia faz uma única menção ao nascimento do menino Jesus. No Evangelho segundo São Lucas, diz-se que Deus, feito homem, nasceu em Belém depois do pôr do sol e do surgimento da primeira estrela no céu. As Sagradas Escrituras não indicam o dia exato de nascimento de Cristo. Por isso, foi preciso vários séculos para calcular esta data. Apenas no século V, a Igreja Católica concordou em comemorar o nascimento de Jesus na noite do dia 25 de dezembro.

Missa da Noite de Natal

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.