Policiamento

Policiais e bombeiros reforçarão a segurança para o Réveillon

Esquema contará com homens das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros que atuarão em todos os locais de festas em São Luís e no interior do estado; haverá vistorias em ônibus

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Avenida Litorânea é um dos pontos da capital que terão policiamento reforçado para a festa da virada do ano
Avenida Litorânea é um dos pontos da capital que terão policiamento reforçado para a festa da virada do ano (Policiamento no Réveillon)

O período que compreende o Natal e o Réveillon em todo o Maranhão contará com esquema especial de segurança realizado pelas Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. Além dos locais de festa, onde se formam as grandes aglomerações, o policiamento será reforçado em estradas, avenidas e bairros com a realização de incursões e operações de barreiras, além de revistas a pedestres, veículos e coletivos em São Luis e no interior do estado.

Na Região Metropolitana de São Luís, 370 policiais a pé farão a segurança de quem se direcionar a uma das praias da orla da Grande Ilha para a festa da virada. A operação ‘Réveillon Seguro’ vai se entender da praia da Guia, em São Luís, à praia de São José de Ribamar, na cidade balneária, e também vai incluir o policiamento a cavalo e motorizado em viaturas, motocicletas e quadriciclos, além do patrulhamento aéreo. Haverá ainda a formação de barreiras policiais para evitar a entrada de armamentos e drogas nos pontos de realização dos shows do ‘Réveillon de Todos’.

“Serão montadas três barreiras de contenção na Avenida Litorânea para revistas a pessoas e veículos. O trabalho vai ser coordenado pelas equipes do Batalhão de Choque da Polícia Militar, que se concentra a partir da descida do parquinho cobrindo todas as entradas do circuito”, detalhou Pedro Ribeiro, comandante do CPAM I (Comando de Policiamento de Área Metropolitana.

Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBBMA) também estará de prontidão nas festas da virada, com equipes reforçadas a postos desde o dia 30, na Praça Nauro Machado até o dia 1° de dezembro, como detalha o coronel Israel Lopes, comandante operacional do Corpo de Bombeiros.

“No dia 30, na Praça Nauro Machado em São Luís teremos 30 bombeiros e seis viaturas de apoio. Já nos dias 31 de dezembro e 1° de janeiro teremos o reforço de 100 militares da corporação fazendo a segurança das pessoas em toda a orla, tanto da areia quanto em embarcações”, detalhou o coronel Israel.

Na volta da praia, no dia 1° de janeiro, banhistas e frequentadores também poderão contar com atenção especial para os coletivos, uma vez que serão montadas barreiras estratégicas nas rotas de todas as praias de São Luís. Já para quem se direcionar a igrejas e retiros, o coronel Pedro Ribeiro orienta a comunicação da realização dos eventos à polícia.

“É muito importante que grandes grupos que se direcionam a áreas afastadas comuniquem a realização desses eventos à polícia, para que assim a gente possa comunicar diretamente ao batalhão que faz o patrulhamento da região, para que a polícia troque telefones com a comunidade e possa ser garantida a segurança dos participantes”, afirmou o comandante.

As comunicações sobre retiros e outros eventos religiosos podem ser feitas por meio de ofício destinado ao Comando de Policiamento de Área Metropolitana e entregue no Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n – Calhau.

Ocorrências

A Polícia Civil vai manter os plantões centrais do Bom Menino, Cohatrac, Vila Embratel, Cidade Operária e Maiobão em funcionamento durante todo o período para o atendimento à comunidade, principalmente, no Réveillon, quando a movimentação é mais intensa. O trabalho da Segurança será realizado com apoio das Secretarias de Cultura do Estado (Sectur) e município (Secult); Secretarias municipais de Segurança com Cidadania (Semusc) e de Trânsito e Transportes (SMTT); Blitz Urbana; Vigilância Sanitária e Cemar.

Mais

A população também pode colaborar pelo telefone 190, por meio do número no WhatsApp (98) 9.9163.4899 e pelo aplicativo ‘ByZu 2.0’, compatível com todos os sistemas operacionais. Os canais estão disponíveis 24 horas, todos os dias da semana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.