Folia

Cortejo e grito de Carnaval

Charanga C. de Asa sairá às ruas da Madre Deus neste domingo, às 14h, com concentração no Largo de São Sebastião; foliões percorrerão as ruas e continuarão a festa no Largo do Caroçudo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
A charanga C. de Asa em plena atividade na rua
A charanga C. de Asa em plena atividade na rua (C. de Asa)

A tradição da folia de fim de ano será mantida no bairro mais boêmio e alegre de São Luís. A charanga C. de Asa, irreverente bloco de rua criado na Madre Deus, sairá da toca neste domingo de Natal, com concentração às 14h, no Largo de São Sebastião, próximo ao Hospital Geral e à Capela de São Pedro. Todos os anos, a charanga entoa o primeiro grito de Carnaval no mês de dezembro, abrindo a temporada de folia na cidade e dando uma amostra do que acontecerá no mês de janeiro, com as prévias que tomarão de conta de vários bairros da capital.

Segundo a coordenadora do bloco, Maria Goreth Costa, a ideia é envolver a cidade com as primeiras movimentações em torno do Carnaval 2017. O bloco, ao deixar o local de concentração, fará um cortejo em marcha lenta, desfilando pelas ruas São Pantaleão e Passeio. O percurso será finalizado no Largo do Caroçudo, onde a festa terá continuidade, mais precisamente em frente ao Bar Ponto de Fuga, endereço tradicional e ponto de encontro de boêmios e artistas.

Percussionistas - Ao desfilar, os foliões costumam chamar a atenção dos moradores com a batucada da banda, formada por experientes percussionistas da Madre Deus, geralmente músicos que tocam para grupos conhecidos, como Bicho Terra e Boi Barrica, entre outros. São músicos que também figuram na ala da bateria da escola de samba Turma do Quinto. No entanto, especialmente para a charanga e outros blocos de rua daquele bairro, eles tornam-se voluntários e envolvem-se pelo simples prazer de se divertir.

“Convocamos a todos a entraram conosco nessa festa para iniciarmos os trabalhos da folia, com tranqüilidade e descontração. A charanga é formada, em sua maioria, por pessoas da comunidade, jovens e adultos que se unem com muita disposição e espírito alegre para celebrar o Natal em ritmo de Carnaval”, disse Maria Goreth Costa.

Depois dessa investida natalina, a charanga voltará às ruas somente em 2017. Não desfilará no dia 1º de janeiro em razão da saída da Mákina de Descascar’Alho, outra conhecida charanga da Madre Deus, mas que costuma aglomerar um público mais numeroso. Há uma tradição na Madre Deus que preserva o desencontro desses dois blocos, que não costumam desfilar na mesma data. C. de Asa voltará às ruas no dia 8, para mais um grande cortejo.

Serviço

O quê

Desfile da charanga C. de Asa

Quando

Neste domingo, 25, às 14h

Onde

Concentração no Largo de São Sebastião, próximo à Capela de São Pedro e Hospital Geral

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.