TRADIÇÃO

Família mantem tradição de se reunir para ceia de Natal

Na casa dos Araújo Silva, na Vila Bessa, centro de São Luís, a noite de Natal é de festa, amigo invisível e oração

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42

Reunir a família em torno de uma mesa grande, com pernil, peru, panetone, já não é uma programação tão presente nas noites do Natal, especialmente para o público mais jovem. A arte de enfeitar as casas para celebrar o nascimento de Jesus com presépios também é algo que parece estar se tornando cada ano mais raro. Mas se depender da Família Araújo Silva estas tradições não serão esquecidas nunca.

Todos os anos tios, sobrinhos, primos e netos se reúnem na casa 124, na Rua Sotero dos Reis, na Vila Bessa, centro de São Luís, para celebrar o nascimento de Jesus. “Essa tradição começou com a minha avó, que sempre fez questão de manter a família inteira reunida. Então, até os familiares que moravam em outras cidades ou estados vinham passar o Natal em São Luís. Minha avó faleceu há três anos, mas nós continuamos com a tradição”, disse André Araújo.

No dia 14 de novembro é montada a árvore de Natal da família e todos contribuem com a decoração. Na rua, a casa se destaca e indica logo que ali mora uma família que dá grande importância ao Natal. Na fachadas, luzes, Papai Noel e até uma árvore iluminada é colocada no sobrado. Cada item da decoração é feito por um membro da Família Araújo Silva.

E na noite de Natal a ceia compartilhada chega a reunir 50 pessoas entre familiares e amigos. “A gente sempre reúne. Não apenas no Natal. Aos domingos, está quase todo mundo aqui. Em todas as datas festivas fazemos uma grande celebração familiar. No Réveillon, por exemplo, a festa vira a noite e na tarde do dia 1 já estamos dando o nosso grito de Carnaval com todo mundo sujo de maisena”, conta André Araújo.

A tradição de manter os presentes debaixo do pinheiro e entregá-los na noite de Natal também permanece viva na casa dos Araújo Silva. É que eles organizam um amigo invisível familiar. E na entrega dos presentes seguem todo um ritual, dando dicas para que os demais adivinhem quem é o sorteado.

Após isso, a ceia farta é servida, mas antes de comer, uma oração para agradecer por mais um ano reunidos e celebrar a vinda de Jesus. A família respeita tanto a tradição que só é permitido comer à meia-noite. Outra tradição mantida é de defumar a casa à meia-noite, pedindo bênçãos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.