Beleza natural

Carolina atrai turista nacional e estrangeiro

Também chamado de paraíso das Águas, município tem 89 cachoeiras conhecidas, 22 rios e mais de 400 nascentes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Cachoeiras são as maiores atrações de Carolina, município localizado no Parque da Chapada das Mesas
Cachoeiras são as maiores atrações de Carolina, município localizado no Parque da Chapada das Mesas (Cachoeiras)

Carolina - A 850km da capital, São Luís, o município de Carolina, no Sul do Maranhão, está pronto para receber turistas de todas as partes do mundo. Devido ao grande número de rios perenes (22), cachoeiras (89) e nascentes (400) de águas puras e cristalinas, o lugar é de excelência para a prática de esportes de aventura, como rapel, tirolesa e arvorismo. É em Pedra Caída que se encontra a maior tirolesa, em altura, do Brasil. São 294m por 1.400m de comprimento. Além disso, montanhas e canions fazem desse lugar único.

Outra razão para visitar Carolina é o fato de estar localizada próximo à divisa com o estado do Tocantins e nas proximidades do Parque do Jalapão. “Pretende-se fazer um roteiro turístico integrado entre o Maranhão e o Tocantins. O Sebrae já está com estudos bastante avançados sobre o assunto”, antecipa o secretário municipal de Turismo, Antônio Lucena Júnior. Ele também informa que Carolina, em 2015, recebeu cerca de 90 mil turistas em seus 1.687 leitos de hoteis e pousadas, gerando mais ou menos 800 empregos, só na cadeia do turismo.

“Esse número é bastante para um município de apenas 25.000 habitantes. Carolina é considerado o segundo destino de turismo do Maranhão”, assegura o secretário.

Atualmente, conforme o secretário, o município está recebendo vários empresários do setor de turismo, que estão investindo, principalmente, na hotelaria.

Em 2014, foi inaugurado o Complexo Turístico Pedra Caída com cerca de 300 leitos e um investimento de R$ 50 milhões. Lá, em seus mais de 13.000 hectares de terras preservadas encontra-se cerca de 26 cachoeiras a estes atrativos soma-se os esportes de aventura e hotelaria de primeiro mundo.

O empreendimento considerado santuário ecológico e natural, localizado a 35km da cidade de Carolina conta com uma gigantesca estrutura turística. O complexo oferta aos visitantes uma das maiores opções de lazer, entretenimento e turismo de aventura da região Norte/Nordeste. Além disso, o espaço dispõe de Centro de Convenções com espaço para 400 pessoas, amplo e confortável restaurante, pista para helicóptero.

Saiba mais

Parque Nacional da Chapada das Mesas

Quem quiser e puder visitar a Chapada as Mesas, é importante saber que o clima é quente quase o ano todo, apresentando-se um pouco mais ameno nos meses de junho e julho. A temperatura média em graus centígrados chega a 36 e mínima de 19 graus centígrados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.