Serviços inconclusos

Obra deixa lamaçal em área da Forquilha

Moradores reclamam que estão impossibilitados de caminhar pelas vias, que estão sem asfalto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Motorista trafega com dificuldade por via em obra e com lixo na Forquilha
Motorista trafega com dificuldade por via em obra e com lixo na Forquilha (Forquilha)

Moradores da Forquilha e adjacências estão sofrendo, há várias semanas, com os transtornos das obras – anunciadas em julho des­te ano pelo Governo do Estado e orçadas em R$ 8,4 milhões – de reorganização urbana nas MAs 201 e 202 e drenagem de vias do bairro. De acordo com a comunidade, as chuvas agravam a situação, pois a água se mistura aos restos da areia usada nas obras, transformando as ruas em verdadeiros lamaçais.

A situação é considerada mais grave na via que passa ao lado do condomínio Ipês, na Forquilha, e que serve de ligação entre a Maio­ba e a Cohab. Segundo moradores, um trator quebrou a única calçada usada como travessia pelos pedestres no trecho. Além disso, os entulhos recolhidos durante a obra estariam sendo lançados ao lado do condomínio. “A situação somente piorou quando começou a chover. Era para eles terem pensado nisso, antes de criar esse transtorno”, disse a dona de casa Maria Lucileide Chaves.

De acordo com o também morador do condomínio Ipês, Wellington Alencar, a quantidade de lama na via é tão grande que os moradores estão impossibilitados de despejar lixo em um container fixado do outro lado da rua. “Para a gente deixar o lixo lá do outro lado, tem que passar por toda esta lama”, disse.

Mais

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) informa que as obras continuam sendo realizadas dentro do prazo determinado e ressalta ainda que, havendo necessidade, poderá ser prorrogada por mais 30 dias.

A Sinfra esclarece ainda, que os resíduos de construção referentes à obra estão sendo recolhidos regularmente. Contudo, as questões referentes aos resíduos de lixo orgânico não podem ser resolvidas pela Sinfra, já que não é de responsabilidade da secretaria esse recolhimento.

No que diz respeito às máquinas, nos trechos que já foram asfaltados não existe mais a necessidade desse equipamento, portanto, o maquinário acaba se locomovendo para outros trechos da mesma obra que vão sendo gradativamente concluídos.

A obra na região da Forquilha é uma parceria do Governo do Maranhão com a Prefeitura de São Luís

“A situação somente piorou quando começou a chover. Era para eles terem pensado nisso, antes de criar este transtorno”,

Maria Lucileide Chaves, dona de casa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.