Sujeira

Com coleta ineficiente, lixo se acumula em vias de SL

Em diversos bairros há acúmulo de dejetos em portas de casas, calçadas e canteiros centrais de ruas e avenidas; Prefeitura ainda não se pronunciou sobre o assunto, apesar de ter sido procurada por O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Homem carrega lixo em carro de mão e se dirige para calçada, em que já há grande acúmulo, na Av. Luiz Rocha
Homem carrega lixo em carro de mão e se dirige para calçada, em que já há grande acúmulo, na Av. Luiz Rocha

São Luís segue cheia de lixos por todos os cantos. Ao que parece, apesar de a Prefeitura de São Luís ainda não ter se pronunciado, a coleta regular de lixo não está sen­do realizada. O resultado é que sa­cos de lixo, que deveriam ser reco­lhidos, estão se acumulando nas portas das casas, nas esquinas e nos canteiros centrais de ruas e avenidas.

Isso porque as pessoas retiram os lixos das portas de suas casas e acumulam em outros lugares. Por vários bairros é possível ver carrinhos de mão serem carregados de dejetos, que são despejados onde já existe mais lixo.

Até o momento, ninguém falou nada a respeito da falha na coleta do lixo.No dia 8 deste mês, O Estado mostrou que a Prefeitura tem débitos de quase R$ 20 milhões com a empresa prestadora de serviço de coleta, transporte de lixo e saneamento. Esse débito está sen­do pago parceladamente, confor­me mostra o portal da Transparência da Prefeitura.

Em novembro, cerca de 250 agen­tes de limpeza pública fo­ram demitidos logo nos primeiros dias do mês. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), essas demissões podem ser influência direta dos débitos, já que, com menos dinheiro em caixa, as empresas são obrigadas a recorrer a empréstimos para garantir o pagamento de funcionários e fornecedores. Esses empréstimos acabam gerando juros que não estavam previstos no orçamento inicial do contrato.

Mais

O Estado solicitou informações da Prefeitura sobre a situação da coleta de lixo na capital, mas até o fechamento desta edição não foi enviada resposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.