Tunisiano

Alemanha oferece até 100 mil euros por pistas sobre suspeito do ataque

Tunisiano de 24 anos é o principal suspeito no momento; atropelamento com caminhão ocorreu em feira natalina alemã, na última segunda,19

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Ataque com caminhão em Berlim aconteceu na última segunda-feira,19
Ataque com caminhão em Berlim aconteceu na última segunda-feira,19 ( Policiais isolam área em que caminhão entrou em feira de Natal em Berlim, na Alemanha)

Berlim - A Alemanha ofereceu, ontem, uma recompensa de até 100 mil euros (equivalente a cerca de R$ 350 mil), para quem tiver pistas sobre o suspeito de ter cometido o ataque com caminhão em Berlim, na última segunda-feira,19. As informações são da agência de notícias Reuters.

O suspeito é um homem tunisiano, de cerca de 24 anos, chamado Anis Amri. As autoridades alemãs não descartam a possibilidade de ele estar armado.

O Ministério Público Federal da Alemanha declarou que as buscas pelo jovem estão em andamento, com o apoio de forças policiais de 16 estados do país. “Ele tem 1,78 m de altura e pesa cerca de 75 kg, tem cabelos pretos e olhos castanhos”, afirma o comunicado. “Cuidado: ele pode ser violento e estar armado.” Foram divulgadas duas fotos do suspeito.

Por que ele é suspeito?

A polícia procura o tunisiano após encontrar um documento de identidade sob o banco do caminhão que atropelou uma multidão na feira natalina de Berlim.

Acredita-se que o homem use documentos falsos - segundo a CNN, ele já foi preso em agosto, no sul da Alemanha, por esta razão. A Associated Press afirma que ele estava sob investigação desde 14 de março, por ser considerado uma ameaça - ele estaria tentando comprar armas automáticas para usar no ataque. O suspeito já havia sido acusado de envolvimento com tráfico de drogas e de participar de uma briga em um bar. Mas como não havia provas, a vigilância foi suspensa em setembro.

Anis A. viveu em North Rhine-Westphalia, onde acontecia uma operação policial por volta das 13h desta quarta (21). Os policiais também buscam o suspeito em hospitais, porque ele teria ficado ferido no confronto com o polonês Lukasz Robert Urban, encontrado morto na cabine do caminhão. Urban, que transportava uma carga desde a Polônia, teria sido feito refém pelo terrorista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.