Aproveitamento

Tite comemora invencibilidade

Seleção Brasileira, com a atual comissão técnica, está há seis meses sem perder, com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias da Copa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Comissão técnica da seleção brasileira
Comissão técnica da seleção brasileira (Comissão técnica)

São Paulo - Há exatos seis meses, no dia 20 de junho, o técnico Tite, o coordenador Edu Gaspar e os auxiliares Cléber Xavier e Matheus Bachi iniciaram o trabalho à frente da Seleção Brasileira com o desafio de resgatar o prestígio do futebol brasileiro. Passado este período, o saldo da comissão técnica é positivo: são seis vitórias em seis jogos, 100% de aproveitamento e a liderança das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

O principal foco da comissão técnica foi a observação criteriosa dos jogadores. Ao longo dos 180 dias de trabalho, foram 80 jogos acompanhados presencialmente, sendo 18 deles fora do Brasil. No total, os membros da comissão visitaram centros de treinamento de clubes do Brasil e de fora do País durante 33 dias.

“O maior investimento da Seleção está na observação dos atletas. Observando bem, acompanhando bem suas partidas e treinos, convocaremos bem e traremos jogadores em alto nível para a Seleção”, avaliou o coordenador Edu Gaspar.

Fora das quatro linhas, a comissão técnica da Seleção buscou alinhar a modernidade à rotina de trabalho. O principal exemplo disso, é Centro de Pesquisa e Análise (CPA), que recebeu novos instrumentos e equipamentos para fazer a análise de desempenho dos atletas.

“A tecnologia é cada vez mais importante devido ao número de informações geradas. Seja ela do conjunto apresentado pelo adversário ou pela análise individual de cada atleta. Por isso, acreditamos que tecnologia e modernidade caminham juntas nessas análises. São ferramentas essenciais no nosso cotidiano”, explicou Edu Gaspar.

A Seleção Brasileira volta a campo no dia 23 de março para enfrentar o Uruguai, em partida válida pela 13ª rodada das Eliminatórias. O confronto colocará frente a frente o líder e o vice-líder da competição. O Brasil mantém a ponta com 27 pontos, quatro a mais do que os rivais uruguaios. Antes, entretanto, os brasileiros disputarão um amistoso contra a Colômbia, no dia 25 de janeiro, no Rio de Janeiro. O técnico Tite vai convocar somente jogadores que atuam no País e a renda será revertida para as famílias das vítimas do acidente aéreo da Chapecoense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.