Perigo

Monumento aos pescadores está em péssima situação

Monumento aos pescadores é uma obra instalada na Litorânea que está sendo carcomida pela falta de conservação; Sinfra diz que deverá recuperar o “Arrastão” em 2017

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Escultura em homenagem aos pescadores, na Avenida Litorânea está em situação precária
Escultura em homenagem aos pescadores, na Avenida Litorânea está em situação precária (Escultura)

Cartão-postal de São Luís, o monumento aos pescadores, na entrada da Avenida Litorânea, está em situação precária por falta da ação do salitre e da falta de conservação. As peças estão cobertas por ferrugem, resultado inevitável da ação do salitre.

Além disso, a base da escultura apresenta várias rachaduras e começa a exibir as armações internas de ferro. Uma das luminárias da escultura está quebrada e coberta de terra.

O monumento aos pescadores, a escultura “Arrastão”, é uma obra do escultor e pintor Cordeiro do Maranhão e foi inaugurada em 31 de dezembro de 2003.

Hoje, pouco mais de uma década depois, os pescadores, a rede e a base da escultura estão em avançado estado de deterioração. A precariedade é tamanha que mal se consegue ler a placa de identificação das esculturas, parte do monumento em maior estado de degradação.

No caso do monumento, a corrosão acontece de forma mais acelerada devido à proximidade com o mar. É que a água do mar não é pura e por causa da ação do vento e de outras condições ambientais, as partículas de água do mar se espalham, entrando em contato com objetos metálicos que são corroídos.

Lamento

Quem passa pelo local lamenta o estado das esculturas. “Eu lembro quando elas foram instaladas aqui. Eram muito bonitas. O dourado do material usado na construção reluzia ao sol. Era uma imagem muito bela de se ver. Pena que não recebem o cuidado que merecem”, comenta Eloísa Martins, que diariamente caminha no calçadão da Avenida Litorânea.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) informa que já realizou os levantamentos técnicos na escultura dos pescadores. Os serviços de recuperação do monumento estão previstos para o início de 2017.

“A obra era muito bonita. O dourado do material usado na construção reluzia ao sol. Era uma imagem muito bela”

Eloísa Martins, que diariamente caminha no calçadão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.