Ganhos

Maranhão receberá mais de R$ 200 milhões por repatriação de bens

Dinheiro é referente a bens não declarados de brasileiros ao fisco no exterior e a previsão é de que já esteja em caixa amanhã

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Dinheiro do fisco será encaminhado para estados
Dinheiro do fisco será encaminhado para estados (Dinheiro fisco)

O Maranhão deve receber mais de R$ 286 milhões, correspondente a multa da repatriação de bens mantidos por brasileiros no exterior e não declarados ao fisco.

O repasse foi garantido após o Governo Federal editar a Medida Provisória nº 753/2016, que prevê a destinação de parte da multa (equivalente a 15% do valor declarado) ao Fundo de Participação dos Estados (FPE) e ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A medida foi efetivada na segunda-feira (19) e publicada no Diário Oficial, em edição extra.

Segundo o texto, o repasse para os estados deve ser imediato.

Os municípios, recebem a partir de 1º de janeiro de 2017. A previsão é de que o dinheiro esteja no caixa dos estados amanhã.

As transferências dos recursos acontece após os estados, por meio das Procuradorias Gerais dos Estados, entrarem com ações individuais e coletiva no Supremo Tribunal Federal (STF).

O Maranhão foi um primeiros estados a entrar com a ação isolada e também um dos primeiros a receber decisão favorável da ministra Rosa Weber, que analisou caso a caso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.