Intoxicação

Mais de 30 morrem na Rússia após ingestão de loção à base de álcool

Mais de 50 pessoas procuraram atendimento médico no fim de semana. Ingestão de colônias e loções aumentou com a crise econômica, diz mídia local

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42

Irkutsk - Pelo menos 33 pessoas morreram na cidade siberiana de Irkutsk por ingerir supostamente uma loção para banho à base de álcool, informaram ontem autoridades locais, segundo a BBC.

O Comitê de Investigação da Rússia informou que o líquido era consumido como álcool. Mais de 50 pessoas procuraram atendimento médico no fim de semana. O produto continha metanol.

Um processo para investigar as mortes foi aberto, embora o rótulo do produto indicasse claramente que sua ingestão é proibida. Duas pessoas foram detidas e a polícia está removendo garrafas das lojas. Um grupo de toxicólogos para atender os afetados foi enviado a Irkutsk, cidade situada perto do lago Baical.

A imprensa local afirmou que, devido à profunda recessão da economia russa desde 2014, os russos com menores rendimentos não podem se permitir comprar vodca legal e consomem maciçamente produtos que incluem álcool, como colônias e loções, de acordo com a agência Efe.

O hábito aumenta o número de intoxicações mortais, especialmente nas férias natalinas, quando dispara o consumo de álcool.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.