Criança

Futura lança projeto contra o trabalho infantil no MA

“Pedra, Papel e Tesoura” está sendo implementado no estado e, devido ao sucesso, será levado ao Ceará, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Criança trabalhando é o que o projeto “Pedra, Papel e Tesoura” quer enfrentar no município de Codó
Criança trabalhando é o que o projeto “Pedra, Papel e Tesoura” quer enfrentar no município de Codó (Criança)

Codó - O Canal Futura promoveu este mês oficinas do projeto “Pedra, Papel e Tesoura”, em Codó. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Fundação Telefônica Vivo e com a organização não governamental PLAN International Brasil, visa sensibilizar e mobilizar professores para o enfrentamento ao trabalho infantil – uma das mais graves violações do direito da infância.

De 1992 a 2013, o trabalho infantil no Brasil se reduziu em 59%, ainda assim, a tendência é de que em 2020 ainda existam 2 milhões de crianças e adolescentes trabalhando em todo o país.

Em sua primeira etapa, o projeto formará 130 educadores do Nordeste Brasileiro, região do país que registra altos índices de trabalho infantil, de acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Maranhão, além dos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte serão beneficiados com o projeto.

Durante o período de oficinas foram distribuídos 300 kits pedagógicos do projeto. O kit, que possui linguagem lúdica conta com uma cartilha para o educador, uma revista em quadrinhos, um DVD com spots de rádio e desenhos animados, além do documentário “Catavento”, produzido pela Fundação Vivo para o combate ao trabalho infantil.

Reflexão

São sete episódios, com cerca de 13 minutos cada, que levam à reflexão sobre o problema, mas também mostram o que já foi feito e o que ainda precisa ser realizado nas diversas esferas. O material fortalece e dá insumos para as atividades sobre a temática em escolas, organizações sociais e demais espaços em diversas regiões do país.

Os roteiros e ilustrações que compõem o material pedagógico são resultado de oficinas já realizadas, nas quais crianças e adolescentes estiveram imersos em atividades de sensibilização. Eles foram incentivados a expressar as suas percepções sobre o trabalho infantil e as histórias e os desenhos criados foram utilizados no kit.

“O trabalho infantil no Brasil ainda é uma realidade. Falar, informar e agir contra essa situação é urgente. Esse é objetivo do “Pedra, Papel e Tesoura, que nessa primeira etapa foca na região Nordeste: oferecer conteúdo e estratégia de diálogo e formação para educadores, professores e agentes públicos sobre o enfrentamento ao trabalho infantil”, disse a gerente de Mobilização e Articulação Comunitária do Canal Futura, Ana Paula Brandão.

Experiência

O Canal Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social, que opera a partir de um modelo de produção televisiva educativa, participativa e inclusiva, não comercial, não governamental, sem fins lucrativos e de interesse público, com base em parcerias que articulam e mobilizam uma rede social em vários estados brasileiros.

Aproximadamente 50 milhões de pessoas assistem regularmente à programação, por meio de antenas parabólicas, TVs por assinatura, TVs Universitárias parceiras, sendo, em algumas localidades, em canal aberto (UHF e VHF).

O Futura é resultado da parceria entre organizações da iniciativa privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos.

Vivo

Já a Fundação Telefônica Vivo, responsável pelos projetos sociais da Vivo, acredita na Inovação Educativa como forma de inspirar novos caminhos para o desenvolvimento do Brasil a partir da educação.

Guiada pela inovação e a disposição em contribuir para a construção de um futuro com mais oportunidades para todos, a fundação desenvolve projetos que utilizam a tecnologia para gerar novas metodologias de ensino-aprendizagem, estimular o empreendedorismo social e o exercício da cidadania.

Mais

Quem forma a parceria social

Os parceiros mantenedores são Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sistema Fecomércio RJ, Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Fundação Bradesco, Fundação Itaú Social, Rede Globo e Votorantim.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.