Educação superior

Balsas vai ter curso de Engenharia Ambiental no campus da UFMA

Aprovação do novo curso deve garantir mais qualificação aos estudantes e crescimento para a instituição

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Campus Balsas vai ter curso de Engenharia Ambiental
Campus Balsas vai ter curso de Engenharia Ambiental (Campus Balsas)

A criação do curso de Engenharia Ambiental, foi aprovada em sessão ordinária do Conselho Universitário (Consun), como parte do segundo ciclo do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), a ser implantado no campus de Balsas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A sessão ocorreu na Sala de Reunião dos Colegiados Superiores, no Palácio Cristo Rei, em São Luís. Há intenção, ainda, de implantação dos cursos de Engenharia Química e Elétrica.

Compactuado ao Ministério da Educação em 2012, o curso BICT tem projeto pedagógico divido em dois ciclos. O primeiro, com o caráter generalista, oferece aos graduandos cursar o bacharelado interdisciplinar. O segundo ciclo, com grau específico, permite que os alunos escolham um curso de Engenharia, caso optem por seguir nos estudos.

Antes da aprovação, o campus de Balsas oferecia aos concludentes do primeiro ciclo do BICT apenas o curso de Engenharia Civil.

Qualificação
De acordo com Isabel Ibarra, pró-reitora de Ensino da UFMA, novas opções de engenharias garantirão mais qualificação.

“A aprovação desta proposta representa um grande passo ao crescimento do campus de Balsas. A partir de então, planejamos implementar os cursos de Engenharia Química e Elétrica futuramente”, explicou.

A implantação do curso suprirá a necessidade local de qualificar recursos humanos em Balsas, como declarou a reitora Nair Portela. “O curso de Engenharia Ambiental auxiliará na formação do profissional que a região precisa, tanto por sua localização, como pela história do município”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.