Ano letivo 2017

Começa hoje pré-matrícula para o Ensino Médio na rede estadual

Alunos que concluíram ou estão concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental em escolas das redes federal, estadual, municipal ou privada poderão fazer a pré-matrícula on-line até o dia 30 deste mês

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Liceu maranhense é um dos colégios do Ensino Médio com alta procura
Liceu maranhense é um dos colégios do Ensino Médio com alta procura (Liceu)

O período de pré-matrícula on-line para os alunos do 1º ano do Ensino Médio na rede estadual de ensino começa hoje, 19, e se estenderá até o dia 30 deste mês. Assim, os alunos que concluíram ou estão concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental em escolas regulamentadas das redes federal, estadual, municipal ou privada poderão fazer a pré-matrícula on-line pelo endereço eletrônico: www.educacao.ma.gov.br/matrícula2017.

Ao selecionar a escola, o estudante automaticamente assume a vaga disponível na unidade de sua preferência. Cada estudante só poderá solicitar pré-matrícula em uma única escola. As vagas obedecerão à ordem de acesso ao sistema de matrícula.

Após o encerramento do período da pré-matrícula, o estudante receberá a confirmação no próprio sistema de que sua pré-matrícula foi realizada com sucesso. A matrícula só será validada a partir do momento que o aluno entregar a documentação na escola. Caso sejam detectadas inconsistências nos dados fornecidos ou a omissão de informações requeridas, o estudante terá sua pré-matrícula cancelada, e poderá aguardar uma 2ª chamada.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que está ofertando 130 mil vagas para a 1ª série do Ensino Médio em 719 escolas da Rede Estadual. No ato da pré-matrícula os alunos poderão optar por uma das escolas estaduais, exceto as unidades escolares das modalidades de Educação do Campo, Educação Especial, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação de Jovens e Adultos; Centros de Educação Integral e escolas conveniadas. Em todas essas o estudante deverá procurar a coordenação da escola.

Para os estudantes com dificuldade de acesso à internet, a Seduc informou que está disponibilizando 19 pontos de apoio para a realização da pré-matrícula. A lista dos locais com os respectivos endereços está disponível no portal (www.educacao.ma.gov.br).

A Seduc informou que está ofertando 130 mil vagas para a 1ª série do Ensino Médio em 719 escolas da Rede Estadual. No ato da pré-matrícula os alunos poderão optar por uma das escolas estaduais, exceto as unidades escolares das modalidades de Educação do Campo, Educação Especial, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação de Jovens e Adultos; Centros de Educação Integral e escolas conveniadas. Em todas essas o estudante deverá procurar a coordenação da escola.

“Estamos ofertando as vagas para todos os alunos que procurarem a rede”, enfatizou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Mais procuradas

Estão sendo disponibilizadas 3.520 vagas para as sete escolas de maior demanda em São Luís: Liceu Maranhense, C.E. Paulo VI, C.E. João Francisco Lisboa, C.E. Domingos Vieira Filho e C.E Manoel Beckman; em Imperatriz – C.E. Graça Aranha, e em Caxias – C.E. Thales Ribeiro Goncalves.

A novidade é que, este ano, os estudantes que optarem por essas escolas serão classificados de acordo com média geral da carreira escolar do 9º ano. Serão levadas em consideração as médias dos três primeiros bimestres das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática e o número de faltas nos três primeiros bimestres no componente curricular Língua Portuguesa. Esses dados deverão ser solicitados à escola atual do estudante em declaração.

Matrículas

As matrículas serão efetivadas no período de 2 a 13 de janeiro de 2017. Para a matrícula ou rematrícula no 2º e 3º anos do Ensino Médio e nas séries do Ensino Fundamental da rede estadual os pais ou responsáveis devem procurar diretamente as escolas para matricular seus filhos.

Qualquer dúvida é só acessar site www.educacao.ma.gov.br. E clicar no link pré-matrícula online.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.