Empreendimento

Vale inaugura o maior projeto da história da mineração

Complexo S11D Eliezer Batista, que homenageia o ex-presidente da Vale responsável pela viabilidade da mina de Carajás, entrará em operação comercial em janeiro de 2017

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Vista aérea da usina que tem capacidade de processamento de 90 milhões de toneladas por ano de minério de ferro
Vista aérea da usina que tem capacidade de processamento de 90 milhões de toneladas por ano de minério de ferro (Usina)

A Vale inaugurou neste sábado, 17, o maior projeto de mineração de sua história e da indústria da mineração. O Complexo S11D Eliezer Batista - uma obra de US$ 14,3 bilhões - inclui mina, usina, logística ferroviária e portuária, e vai ajudar a empresa a se consolidar como a mineradora de menor custo de produção da indústria. O empreendimento integra produtividade, inovação e respeito às pessoas e ao meio ambiente.

Trata-se, ainda, do maior investimento privado realizado no Brasil nesta década e que deve impactar positivamente as exportações brasileiras, trazendo novo impulso ao desenvolvimento econômico e social do país, em especial aos estados do Pará e Maranhão.

As operações da Vale em Minas Gerais também serão beneficiadas, já que terão seu minério misturado (blending) com o do S11D em unidades operadas pela empresa no exterior.

"Para mim, ver o Complexo S11D Eliezer Batista concluído é muito mais do que estar diante de um novo marco na indústria da mineração. Para além de um empreendimento que agrega tecnologia de ponta, baixo custo e alta produtividade, o S11D expressa a capacidade de realizar da nossa empresa", afirma o diretor-presidente da Vale, Murilo Ferreira.

"Aceitamos o desafio de implantar uma das maiores operações de minério de ferro do mundo, mesmo diante de um cenário externo de incertezas. Com a confiança em nossa gestão estratégica e nosso capital humano, seguimos adiante na missão de tirar da planta um dos projetos mais ousados da nossa empresa e colocá-lo em operação", acrescenta.

A inauguração do empreendimento, que entra em operação comercial em janeiro de 2017, marca uma história de 15 anos, iniciada em 2001, quando foram feitos os primeiros estudos de capacidade técnica e viabilidade econômica, que levaram à atual configuração do Projeto S11D. A Licença Prévia (LP) saiu em junho de 2012 e, um ano depois, foi emitida a Licença de Instalação (LI). No último dia 9, saiu a Licença de Operação (LO). Hoje, a vida útil da mina do S11D está estimada em 30 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.