Insatisfação

Demora em obra de hospital causa reclamações

Usuários do Hospital da Criança alegam que obras estão paradas; serviço deverá ser concluído em fevereiro de 2017

Adriano Martins Costa / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Obras do Hospital da Criança estão paradas por causa de recesso natalino dos trabalhadores
Obras do Hospital da Criança estão paradas por causa de recesso natalino dos trabalhadores (Hospital da Criança)

Desde o começo de novembro, que estão paradas as obras do Hospital Odorico Amaral de Mattos (Hospital da Criança), localizado no bairro Alemanha, em São Luís, segundo moradores próximos e pessoas que trabalham na vizinhança. Nenhum trabalhador, carro e material chegam à obra, cujo prazo para terminar é 11 de fevereiro de 2017.

Segundo a Prefeitura de São Luís, depois da reforma, o hospital vai garantir atendimento mais humanizado e com mais qualidade ao público infantil. Serão 25 enfermarias com 178 leitos, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 11 leitos, área de isolamento, sala de tomografia, salas de ultrassom, lactário, sala de nebulização, laboratório, sala de sutura, sala de coleta, dois elevadores para transporte de macas e pacientes, farmácias satélite, duas recepções de espera infantil e Centro Cirúrgico com quatro salas de grande porte.

Antes de iniciada a reforma, porém, o Ministério Público e a Justiça, tentaram, de várias formas, obrigar a Prefeitura a resolver os problemas na unidade de saúde, isso porque, diversas vistorias realizadas no local apontavam que o prédio estava completamente inadequado para uso.

Conforme o laudo apontava, foi constatado o descumprimento das normas sanitárias em vigor, que poderiam provocar sérios danos à saúde dos usuários do hospital. em novembro do ano passado, o juiz Clésio Cunha, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, que estipulou prazo de 360 dias para que as obras estivessem concluídas.

Em sua sentença, o magistrado argumentou que, apesar de os relatórios de inspeção apontarem para o parcial cumprimento das normas sanitárias, subsistem, ainda, sérias irregularidades sanitárias, como móveis hospitalares oxidados, ausência de alvará sanitário, improvisação na esterilização do material hospitalar, etc.

Contestação
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou, por meio de nota, que a reforma no Hospital da Criança não foi paralisada. Segundo afirmou, os funcionários que trabalham na obra estão de recesso de final de ano até o dia 1º de janeiro. Este recesso teria sido um acordo firmado entre a empresa responsável pela obra e os trabalhadores​.

SAIBA MAIS

Em outubro de 2015, a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado celebraram convênio no valor de R$ 10 milhões para a ampliação do Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos (Hospital da Criança).

NÚMERO

R$ 14.975.965,88 é o valor das obras em execução no Hospital da Criança

Problemas no Hospital

15 de abril de 2015- Hospital da Criança teve as suas dependências invadidas pela água durante forte chuva.

16 de abril de 2015 - Técnicos da Vigilância Sanitária Estadual fazem vistoria na unidade de saúde.

19 de abril de 2015 - Alagamento foi novamente registrado na unidade de saúde durante fortes chuvas. Nesse mesmo dia, foram iniciadas as transferências das crianças para a Santa Casa da Misericórdia.

24 de abril de 2015- O promotor da saúde Herbert Figueiredo faz uma vistoria no Hospital da Criança e afirma que a unidade de saúde deveria ser desativada em até 20 dias.

14 de maio de 2015- Hospital da Criança é novamente vistoriado pela Vigilância Sanitária Estadual.

21 de maio de 2015- Durante reunião realizada na sede das promotorias, promotor da saúde estabelece prazo de 30 dias para regularização das pendências do Hospital da Criança.

11 de fevereiro de 2017 – Prazo final para entrega da reforma

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.