Sujeira na orla da Ilha

Praia da Ponta d'Areia tem cinco pontos de poluição, diz Sema

Último laudo de balneabilidade divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente mostra que praia é a única que está imprópria para banho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42

A Praia da Ponta d’Areia tem cinco pontos de poluição. É o que mostra o último laudo de balneabilidade das praias da orla de São Luís divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) no dia 15 deste mês. Dos 21 pontos de praia pesquisados pela secretaria, a Ponta d’Areia é a única que aparece imprópria para banho.

O laudo é resultado do monitoramento realizado pela Sema de 13 de novembro a 13 de dezembro deste ano quando foram coletadas e analisadas amostras de água de 21 pontos distribuídos nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio e Araçagy.

A Ponta d'Areia é a praia mais próxima do centro de São Luís, a cerca de 4 quilômetros e também está localizada muito próxima a Lagoa da Jansen. A praia tem muitos bares e restaurantes no seu entorno, o que a torna muito movimentada nos fins de semana e muito procurada pela população e por turistas que visitam a cidade.

Mas atualmente na Praia da Ponta d'Areia encontra-se em quase toda a sua extensão placas de avisos sobre os índices altíssimos de coliformes fecais, que estão acima do permitido, estando, portanto, imprópria para banho.

Segundo divulgado pela Sema, os demais 16 pontos analisados na orla marítima de São Luís apresentaram níveis de enterococcus (coliformes fecais) abaixo do que determina a Resolução nº 274/00, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que considera águas das praias próprias para o banho quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver no máximo presença de 100 enterococcus/100 mL.

As águas das praias serão consideradas impróprias quando não atenderem a este critério ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 400 enterococcus/100 mL (NMP).

Monitoramento

A Sema passou a divulgar os laudos com as condições de balneabilidade das praias após Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) do Maranhão obrigando a secretaria a divulgar amplamente as condições de balneabilidade das praias de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, incluindo a fixação de placas em trechos impróprios para banho.

Em abril de 2012, a Justiça Federal acolheu o pedido do MPF, determinando que a Sema divulgasse as condições de balneabilidade das praias e interditasse todos os trechos onde houvesse lançamento direto de esgotos.

Naquele ano, as praias da Região Metropolitana de São Luís passaram quase 200 dias interditadas pela Sema após a divulgação de um laudo, no dia 25 de março, segundo o qual toda a orla estava imprópria para banho. A liberação ocorreu apenas em 11 de outubro, após a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) executar obras de melhoria do sistema de esgotamento sanitário de São Luís.

Liberação polêmica

Em 13 de outubro deste ano, um laudo da Secretaria Sema apontou que toda a orla estava liberada para banho. A notícia foi recebida com desconfiança e os laudos chegaram a ser contestados em audiências públicas. A desconfiança da população aumentou ainda mais no dia 4 de setembro quando uma mancha negra voltou a ser vista por banhistas e frequentadores da Praia do Calhau. A mancha saia da foz do Rio Calhau e ia em direção à praia.

A situação evidenciava que esgotos in natura estavam sendo despejados diretamente no rio e, consequentemente, poluindo o trecho da praia. Na mesma semana, um novo laudo da Sema apontou que este estava sem condições de balneabilidade.

Agora, com o novo laudo divulgado dia 15, a Ponta d’Areia aparece como única praia dentre as analisas que está imprópria para banho. Na praia, foram analisados seis pontos e apenas o trecho ao lado do Forte Santo Antônio está liberado para banhistas.

Saiba o que diz o laudo da Sema

Pontos impróprios da Ponta d’Areia:

- atrás do Hotel Praia Mar

- atrás do Bar do Dodô

- em frente a Praça de apoio ao banhista

- em frente ao Edifício Herbene Regadas

- em frente ao Hotel Brisa Mar

Pontos liberados:

- Ponta d’Areia (trecho ao lado do Forte Santo Antônio)

- Praia de São Marcos (em frente aos bares Do Chef e Marlene’s; em frente a Barraca da Marcela; em frente ao Grupamento Batalhão do Mar; em frente ao IPEM e ao Bar Kalamazoo; e na foz do Rio Calhau)

- Praia do Calhau (à direita da elevatória II da Caema; em frente a Pousada Tambaú; em frente ao Bar Malibu)

- Praia do Olho d’Água (à direita da Elevatória Pimenta I; à direita da Elevatória Iemanjá II)

- Praia do Meio (em frente ao Bar do Capiau; em frente ao Bar da Praia)

- Praia do Araçagy (em frente ao Fatima’s Bar; em frente ao Bar Novo Point; em frente ao Bar do Isaac)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.