Programação

Igreja Católica prepara-se para celebrações do Natal

Paróquias já estão com seus presépios armados e preparadas para os rituais que marcam o nascimento de Jesus Cristo; até lá, comemoram o Tempo do Advento

Jock Dean/Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Presépio na Igreja da Sé lembra o nascimento de Jesus
Presépio na Igreja da Sé lembra o nascimento de Jesus (Presépio na Igreja da Sé)

É Tempo do Advento nas paróquias de São Luís. A uma semana da Noite de Natal, as igrejas católicas da capital preparam-se para uma das mais importantes celebrações da sua liturgia, o nascimento de Jesus. Durante todo o mês de dezembro as igrejas intensificaram os atendimentos aos fiéis e os horários para o sacramento da confissão. No dia 24, a celebração da tradicional Missa do Galo marcará o período de reflexão e esperança que a Igreja propõe para os seus fiéis.

A Igreja Católica no mundo inteiro deu início ao Advento no dia 27 de novembro. Este é um dos tempos do Ano Litúrgico e pertence ao ciclo do Natal. O tempo do Advento é para toda a Igreja Católica, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, no qual a igreja pede aos fiéis que estes permaneçam atentos e vigilantes, preparando-se para a vinda do Senhor. “Foi no Natal que Deus fez-se humano por meio de Jesus e a cada celebração do seu nascimento renovamos nossa fé e esperança na vida. Assim como a ressurreição, o Natal é outro dos mistérios da Igreja”, explica dom José Belisário da Silva, arcebispo de São Luís.

Na fé Católica, é pelo Advento que o cristão se prepara celebrar o Senhor que veio, que vem e que virá; sua liturgia conduz a celebrar as duas vindas de Cristo: Natal e Parusia. Na primeira, celebra-se a manifestação de Deus experimentada há mais de dois mil anos com o nascimento de Jesus, e na segunda, a sua manifestação no final dos tempos.

Liturgia

Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia prega a vigília e a esperança na vinda de Jesus. Nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, a igreja prepara os fiéis para celebrar o nascimento de Jesus, em Belém. O Tempo do Advento marca também a abertura do Ano Litúrgico na Igreja Católica.

Para ajudar os fiéis nesta preparação usa-se a Coroa do Advento, composta por 4 velas nos seus cantos, presas aos ramos formando um círculo. A cada domingo acende-se uma delas. As velas representam as várias etapas da salvação. Começa-se no primeiro domingo, acendendo apenas uma vela e à medida que vão passando os domingos, acendem-se as outras velas, até chegar o quarto domingo, quando todas devem estar acesas. As velas acesas simbolizam a fé e a alegria.

No altar-mor das igrejas católicas de São Luís as velas indicam a liturgia natalina e expressam silenciosamente expressa a esperança, convidando à vigília, segundo a tradição católica. A coroa teve sua origem no século XIX, na Alemanha, nas regiões evangélicas, situadas ao norte do país. Nós, católicos, adotamos o costume da coroa do Advento no início do século XX.

“O Advento é tempo de alegre expectativa. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes”, dom José Belisário da Silva, arcebispo de São Luís.

Mais

Origem do Tempo do Advento

O tempo do Advento formou-se progressivamente a partir do século IV e já era celebrado na Gália e na Espanha. Em Roma, onde surgiu a festa do Natal, passou a ser celebrado somente a partir do século VI, quando a Igreja Romana vislumbrou na festa do Natal o início do mistério pascal e era natural que se preparasse para ela como se preparava para a Páscoa. Nesse período, o tempo do Advento consistia em seis semanas que antecediam a grande festa do Natal. Foi somente com São Gregório Magno (590-604) que esse tempo foi reduzido para quatro domingos, tal como hoje se celebra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.