Aniversário

Francisco comemora seus 80 anos em um dia normal

Sábado é dia de trabalho no Vaticano, por isso o papa não programou nada especial para o aniversário, exceto missa celebrada com cardeais

OESTADOMA.COM / com informaões da Estadão Contéudo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Francisco também recebeu felicitações de todos os cantos do mundo, tanto em mensagens pessoais como em comentários pela internet
Francisco também recebeu felicitações de todos os cantos do mundo, tanto em mensagens pessoais como em comentários pela internet (Papa)

VATICANO - O papa Francisco completa 80 anos hoje e comemorou discretamente o aniversário, primeiramente em um café da manhã com oito pessoas sem-teto, logo após, celebrou uma missa com cardeais.

O pontífice conversou com cada um dos convidados sem-teto, quatro italianos, dois romenos, um moldavo e um peruano, e dividiu com eles doces argentinos, antes de seguir para a missa. O grupo ofereceu um buquê de girassóis ao papa. Os desabrigados foram convidados entre aqueles que vivem no entorno da Praça São Pedro.

Com os cardeais, o chefe da Igreja Católica tratou do processo de envelhecimento. "Há uns dias pensei numa palavra que parece horrível: velhice, um pensamento que assusta", comentou. Mas o religioso disse que logo se recordou das palavras de sua primeira saudação como papa, em 2013: "A velhice é a sede do conhecimento."

"Espero que seja o mesmo para mim", disse aos cardeais.

Sábado é um dia de trabalho no Vaticano e por isso o pontífice manteve o ritmo usual. Com exceção da missa com os cardeais, o papa não programou nada especial para seu aniversário, informou o Vaticano, que citou um dia "normal, repleto de obrigações". Dentre essas obrigações, estão uma reunião com o presidente de Malta e audiência com um grupo secular.

Mas Francisco também recebeu felicitações de todos os cantos do mundo, tanto em mensagens pessoais como em comentários pela internet. O presidente dos EUA, Barack Obama, disse que o papa "tem inspirado pessoas pelo mundo com sua mensagem de compaixão, esperança e paz". O presidente italiano, Sergio Mattarella, destacou o chamado do papa aos europeus por solidariedade com os menos afortunados, em particular "os imigrantes e todos os que vivem às margens da sociedade".

Segundo o Vaticano, o papa já enviou bolos de aniversário suficientes para 1.500 pessoas nas cozinhas que servem os pobres e desabrigados em Roma.

Em outros aniversários, o papa distribuiu centenas de sacos de dormir para pessoas sem teto em Roma e também enviou alimentos a um abrigo para migrantes.

Histórico

Nascido como Jorge Mario Bergoglio, é o 266.º Papa da Igreja Católica. Desde que foi eleito papa, em 13 de março de 2013, Bergoglio vem mantendo uma agenda frenética, que não prevê feriados, e na semana do seu aniversário não foi diferente.

O pontífice esteve no Brasil em 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude, realizada na cidade do Rio de Janeiro. Durante uma semana Bergoglio visitou também a cidade de Aparecida, no interior paulista. Na ocasião, o papa, sempre carismático, abençoou os fiéis, proferiu palavras de fé e coragem, mas também com discursos duros, contra a desigualdade social, pedindo mais amor aos pobres e mais respeito aos políticos e às instituições.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.