Leitura

Projeto Natal com Leitura ocorre no Viva Bairro de Fátima

Diversas atividades culturais estão programadas para o evento, que é uma extensão da Feira do Livro de São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42

O projeto Natal com Leitura, promovido pela Biblioteca Municipal, realiza hoje várias atividades culturais na Praça do Viva do Bairro de Fátima, com o objetivo de incentivar a leitura. A programação inicia às 15h e é uma extensão da Feira do Livro de São Luís (FeliS) que realizará várias ações durante o próximo ano para promoção deste que é o maior evento literário do Estado.

Na oportunidade, serão premiados os ganhadores do III Festival Literário Papoético, realizado durante a 10ª FeliS. São eles: Rinaldo da Costa Nunes, vencedor com a poesia "Minha arte", que receberá R$ 1.000,00; Ed Wilson Araújo, segundo lugar com a poesia "Arqueologia", e Ana Carolina Moraes, como Melhor Intérprete. Estes últimos receberão a quantia de R$ 500,00 cada um. O concurso teve 87 poemas inscritos. Destes, 20 foram selecionados e apresentados ao público na Feira do Livro. O patrono do Papoético foi o poeta, tradutor e crítico literário maranhense, Oswaldino Marques.

A programação inicia com a apresentação da Banda do 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) e conta com a presença do Papai Noel para fazer a alegria das crianças. Além disso, serão apresentados auto do natal, contação de histórias, Cabine Era uma vez da Rádio Universidade FM, espetáculo infantil teatral com o grupo Xama Teatro e ainda ocorrerá lançamentos de Livros. Às 18h30, a Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale encerra a programação com um concerto tocando repertório alusivo aos festejos natalinos.

O Natal com Leitura conta com espaços de leitura e durante as atividades lúdicas também serão distribuídos livros às crianças. É uma parceria do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo.

A diretora da biblioteca, Rita Oliveira, destacou que ao longo do ano são realizados vários projetos de incentivo à leitura, estimulando a fantasia, o prazer de ler e a escrita, procurando contribuir para formar uma sociedade leitora.

"Todo conhecimento adquirido é um complemento e quando despertamos o interesse neles estamos incentivando a buscarem mais, a obterem outras informações, estas atividades lúdicas também os atraem para este universo literário. A Biblioteca, como um centro de informação e cultura, que tem como função básica disponibilizar todo tipo de conhecimento, contribui para a formação de leitores críticos, oferecendo um ambiente onde crianças, jovens, adultos e todo tipo de usuários possam desenvolver o hábito e o gosto pela leitura".

Atividades

A campanha Natal com Leitura está recebendo doações de livros de literatura infantil e adulta na sede da biblioteca, localizada na Rua do Correio, s/n - Bairro de Fátima, durante todo o mês de dezembro. A ação acontece há cinco anos no equipamento municipal e já beneficiou 12 espaços de leitura implantados pela Prefeitura por meio do Programa Todos por São Luís.

Na manhã de ontem, a biblioteca recebeu a doação de 200 livros de literatura feita pela Distribuidora de Livros do Maranhão (Distelma), em prol da campanha Natal com Leitura.

Quem desejar doar livros ou implantar um espaço de leitura em seu bairro ou comunidade, basta entrar em contato com a coordenação da Biblioteca Municipal José Sarney pelo e-mail bibliotecajs@gmail.com.

Além da doação de livros, o projeto também contou com oficinas e atividades na Praça do Viva Bairro de Fátima, com distribuição de livros às crianças. A programação tem parceria do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo, sendo também uma extensão da Feira do Livro de São Luís.

Como parte da campanha também aconteceu uma oficina de confecção de Árvores de Natal para crianças da rede municipal de ensino e foi ministrada pela servidora do município e artista plástica, Concita Fernandes. "O foco da oficina foi a sustentabilidade, pois reutilizamos revistas usadas, cola, lápis e criatividade para produzir. O objetivo foi despertar nas crianças esse lado da preservação do meio ambiente e da criação de novas coisas a partir de materiais reciclados".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.