Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Dani Braide Maciel, Ana Brandão, Teresa Marques e Lou Marques
Dani Braide Maciel, Ana Brandão, Teresa Marques e Lou Marques
Uild Melo, Socorro Costa, Josy Trindade, Ana Lúcia Terças e Ismenia Raposo
Uild Melo, Socorro Costa, Josy Trindade, Ana Lúcia Terças e Ismenia Raposo

Mulheres solidárias
Muito pode ser feito quando as pessoas se dispõem a dedicar uma parte do seu tempo em prol de uma causa nobre. Com espírito de doação e amizade, um grande número de mulheres de charme de nossa sociedade, membros da Associação das Mulheres Empreendedoras, realizou sua confraternização natalina, com um leilão muito bem sucedido, na casa de eventos Palácio Luiz XIII, cuja renda foi revertida para a Escola Comunitária Professor Cidinho Marques, que há 11 anos
atende, anualmente, em média, 120 crianças do bairro Pirâmide em Paço do Lumiar/MA.

Novas alíquotas
O projeto de lei de autoria do governo Flávio Dino (PCdoB) que aumenta alíquotas de ICMS em várias faixas de consumo em todo o estado e que foi aprovado ontem pela Assembleia Legislativa do Maranhão, influenciará nos preços das contas de luz, de combustíveis, de cigarros e de serviços como
telefonia e TV por assinatura.
Esse aumento deverá prejudicar projetos de grandes empresas, como a Alumar, por exemplo, cujo setor de redução sofrerá drasticamente
com as novas taxações.
Por conta disso, a Alumar deixará de criar, no começo de 2017, nada menos que mil empregos diretos e mais de mil e quinhentos empregos indiretos.
Com a aprovação, o Governo pode começar a praticar as novas alíquotas a partir de março do ano que vem.

Paixão no Natal
A Companhia Barrica vai apresentar, na próxima terça-feira, na Casa Barrica, na Madre Deus, o musical “A Natalina da Paixão”, que é um espetáculo tradicional apresentado em duas épocas do ano: na Quaresma e por ocasião do Natal. Trata-se de uma singela performance que encanta a plateia. Todos assistem com entusiasmo às coreografias. O grupo dança ao som de líricas canções nas vozes dos cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão.
O musical apresenta cânticos e canções em gêneros como marchinhas, valsas, chorinhos, chorados, baiões, guarânias, minas e outras batucadas de cordões de “Reis”, “Pastores”
e “Pastorais”. São cantos de luz,
de vida e de divina labuta a ofertar pão, perdão e vinho, na sagrada palavra, na lavra do amor e carinho.

Paixão no Natal 2
O figurino veste os homens de “Cristinas de Jesus”, dando luz à “Fé Menina” de todos os tempos, eternizadas nas “Mutucas do Senhor”, como personagem simbólico do folguedo.
As indumentárias são chambres brancos, adornados com flores,
medalhas e fitinhas santas, levando às mãos um cajado enfeitado de flores e frutos de plástico.
As mulheres no momento do auto comparecem por sua vez representando os patriarcas do povo de Deus com suas túnicas coloridas feitas de pano de rede, usando lenços de cetim à cabeça.
As crianças também marcam presença indo ao cortejo, simbolizando o Espírito Santo. Músicos, dançarinos e cantores seguem pelas ruas de porta em porta recebendo e oferecendo pão e vinho
ao povo em procissão.

Memória
Na próxima segunda-feira, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão vai inaugurar a Memória da Justiça Eleitoral maranhense. A iniciativa tem como objetivo resgatar, preservar e divulgar a história dessa justiça especializada, além de fomentar as atividades de pesquisa e difusão, estimulando a valorização da memória no ambiente institucional.
O espaço funcionará na sede do TRE-MA, na Avenida Senador Vitorino Freire. Vinculado à Coordenadoria de Gestão da Informação e gerenciado pela Seção de Arquivo e Biblioteca, o acervo da Memória será constituído por documentos de valor histórico, como papéis, fotografias, objetos e outros meios que contribuam para a formação de um espaço cultural aberto envolvendo a história das eleições e da Justiça Eleitoral.

Fernando de Carvalho na Igreja da Sé
O cantor Fernando de Carvalho manterá a tradição e apresentará, no dia 25 de dezembro, seu show na Catedral Metropolitana de São Luís, a Igreja da Sé, na Praça Dom Pedro II, quando entoará lindas canções natalinas. O evento, claro, contará com a participação do Coral São João, fiel parceiro do artista e vice-versa. Aliás, o Coral São João está com uma agenda lotada de apresentações para esta temporada.

DE RELANCE

Recesso forense
Do dia 20 até 6 de janeiro de 2017, o Poder Judiciário do Maranhão terá o expediente suspenso em todo o Maranhão, nos 1º e 2º graus, incluindo comarcas de entrâncias inicial, intermediária e final. A Justiça estadual funcionará em regime de plantão em todo o Estado no período. O recesso forense foi disciplinado em 2016 por Resolução da Presidência do TJMA, que define o período de 20 de dezembro a 6 de janeiro como recesso forense para o 2º Grau, setores administrativos do Tribunal e 1º Grau em comarcas com três ou mais unidades judiciais.

Fabrícia e Ivan
O cantor Ivan Marques, uma das referências quando o assunto é pagode em São Luís, estará na Casa das Dunas, na Avenida Litorânea, nesta sexta-feira. E amanhã, o espaço receberá o show “Azamigas”, com as cantoras Fabrícia e Gil Mendes. Fabrícia, por exemplo, está morando em Fortaleza, mas sempre encontra espaço na agenda para retornar ao Maranhão.

Movimento social
O buffet Residencial Recepções, no Olho d´Água, será palco, na noite de hoje da festa de casamento de Ana Beatriz Aquino Mota Cruz e Renardy Pereira Ericeira. Por outro lado, na manhã do próximo domingo, o ex-deputado Manoel Ribeiro abre sua residência, no Olho d´Água, para a cerimônia do seu casamento com Aline Teixeira. Eles se conheceram em 2007, se apaixonaram em 2008 e 8 anos depois decidiram oficializar sua união matrimonial.

Réveillon no alto
A Class Eventos, do empresário Emmanuel Márcio Barbosa, em parceria com a J. Produções, do empresário João Marcelo, prepara uma sofisticada opção para a virada do ano em São Luís. A grande festa acontecerá na cobertura do Marcus Barbosa Intelligent Office, na Avenida dos Holandeses, com vista única para toda a cidade e serviço “all inclusive”, com os mais sofisticados rótulos de bebidas e com um menu especial a noite toda, incluindo sobremesas. Para animar a festa, os DJs Neiva e Sérgio Murilo, Marcelo Rebelo e Banda, Frank e Banda In Blue, Stanley & Cristian e o grupo Feijoada Completa.

Macropacote
O presidente da República, Michel Temer, anunciou o chamado macropacote de medidas de estímulo à economia com um balanço das realizações do governo. Temer citou a aprovação da PEC do Teto, que limita os gastos públicos à inflação do ano anterior, e a reforma do ensino médio como exemplos. Sobre o pacote que está sendo anunciado, o presidente afirmou que o objetivo é estimular a produtividade. Anunciou ainda que a multa extra de 10% que as empresas pagam quando demitem um trabalhador sem justa causa será gradualmente reduzida, até acabar.

Nova função
Embora os desenvolvedores do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp ainda não tenham revelado os detalhes e características da próxima atualização do programa para dispositivos móveis, foi descoberto em uma versão Beta disponível que o aplicativo irá permitir que os usuários apaguem mensagens enviadas. Tal característica, ainda inédita no WhatsApp, está disponível em versão beta para o sistema iOS 2.17.1.869 para iPhone. A novidade da função é que, além de excluir mensagens no telefone do remetente, também será possível apagá-las no celular do destinatário.

Para refletir com Oscar Wilde:
“É absurdo dividir as pessoas em boas e más. As pessoas ou são encantadoras ou são aborrecidas”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.