Descontrole total

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42

O governador do Maranhão, Flávio Dino, (PCdoB), reagiu ontem com total descontrole às pesadas críticas de que foi alvo após encaminhar à Assembleia Legislativa o projeto de lei que determina aumento das alíquotas de ICMS em várias faixas de consumo em todo o estado.
A proposta foi aprovada no início da tarde de ontem, mesmo sob protestos da oposição e de representantes de entidades empresariais, que estiveram na sede do Legislativo para acompanhar a discussão e votação da matéria.
Horas antes do início da sessão - e já diante da ampla repercussão do caso após O Estado revelar que o contribuinte maranhense pagará R$ 250 milhões a mais em impostos após o aumento do ICMS -, Dino recorreu ao Twitter para atacar quem criticou a proposta.
- Os que hoje gritam contra ‘os impostos’ são os mesmos que sempre se empenharam em desviar dinheiro público em máfias e falcatruas. Se esses fariseus querem ajudar mesmo, poderiam começar devolvendo o dinheiro público que suas máfias e oligarquias desviaram. Se não tivessem roubado tanto no passado, hoje não teríamos que investir tanto para recuperar o Maranhão do caos social que herdamos - escreveu o governador.
O alvo do chefe comunista, é claro, eram os oposicionistas. Mas, em seu destempero político, o chefe do Executivo esqueceu que não são apenas seus adversários “os que hoje gritam contra ‘os impostos’”.
Há uma massa de contribuintes que não concorda com o reajuste. E foram esses que Dino acabou chamando, também, de “fariseus”, “mafiosos” e “ladrões”.
Reação típica do Flávio Dino que os maranhenses (hoje sim) já conhecem.

Maldade
O deputado estadual Edilázio Júnior (PV) criticou o governador Flávio Dino (PCdoB) por ter proposto e conseguido a aprovação do projeto de lei que aumenta alíquotas de ICMS.
Ele disse que, além de penalizar o maranhense, o projeto de lei - classificado como “pacote de maldades” - ampliará o cenário da crise econômica e financeira no estado.
- Flávio Dino devia começar a dar exemplo no próprio governo e cortar na própria carne, reduzindo o número de secretarias, a exemplo do que já fizeram outros governadores - disse.

Mais ICMS
No movimento que a oposição já caracterizou de “Reforma Tributária Fatiada”, o governo Flávio Dino (PCdoB) segue alterando regras do ICMS.
Ontem foi aprovado também o projeto de lei, de iniciativa do Poder Executivo, que dispõe sobre a antecipação de ICMS nas saídas internas de aves.
Votaram contra apenas os deputados Edilázio Júnior (PV), Andrea Murad (PMDB), Eduardo Braide (PMN), Wellington do Curso (PPS), Sousa Neto (PROS) e Adriano Sarney (PV).

Construção civil
O próximo passo do governo Flávio Dino (PCdoB) é avançar sobre a construção civil e também aumentar alíquotas de ICMS para o setor.
Tramita na Assembleia projeto de lei do Executivo revogando uma lei estadual que garantia percentual menor nas operações da construção.
Na prática, depois de aprovada, a lei fará com que as empresas do ramo paguem não mais 10% de ICMS, mas 18%.

Revolta
Advogados que precisaram despachar na 10ª Vara Cível de São Luís na tarde de ontem estão revoltados com uma decisão do responsável pela unidade.
O juiz auxiliar Ernesto Guimarães Alves, que atualmente responde pela Vara simplesmente decidiu suspender o expediente depois do meio-dia.
O motivo alegado: a realização de uma festa de confraternização dos funcionários. O caso já foi denunciado à Corregedoria do TJ.

PEC
O deputado federal Aluisio Mendes (PTN) voltou a defender a retirada das carreiras policiais das regras sobre aposentadoria apresentadas na PEC da Previdência.
O assunto foi tema de audiência pública articulada pelo parlamentar, em Brasília, com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes.
Na ocasião, ficou acertado que o ministro levará ao presidente Michel Temer a proposta apresentada pelos parlamentares que retira todas as forças policiais da proposta.

Sem prefeito
A Justiça Eleitoral diplomou, na tarde de ontem, os candidatos eleitos e reeleitos nas cidades de Bacabal e de Dom Pedro.
Em comum nos dois casos o fato de que os juízes eleitorais não diplomaram nem o prefeito, tampouco o vice.
Mas há explicação: em ambos, os candidatos mais votados estão com as votações ainda anuladas e o resultado só poderá ser declarado após decisão final do TSE.

Só no recesso
Os professores, técnicos-administrativos e estudantes da UFMA, ainda em greve, decidiram suspender o movimento a partir do dia 19 de dezembro.
A decisão foi tomada ontem, durante assembleia unificada das categorias, num ato que foi visto como oportunista pelo comando da universidade.
Ocorre que a paralisação da greve acontece justamente no recesso natalino, quando os próprios grevistas querem ter uma pausa para ficar com as famílias.

E MAIS

• Começam a aumentar nos bastidores os rumores de que o governador Flávio Dino (PCdoB) pode realizar mudanças no secretariado a partir de janeiro.

• O deputado Othelino Neto teve elogiada, por governistas e oposicionistas, sua postura na condução da votação que resultou em aumento do ICMS.

• Quanto mais Flávio Dino erra, mais ganha força - principalmente nos meios políticos - o nome da ex-governadora Roseana Sarney.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.