Pânico

Polícia procura quadrilheiros em Fortaleza dos Nogueiras

Bando formado por cerca de 10 homens explodiu cofre do BB, mas não conseguiu levar dinheiro; sequestrou o prefeito eleito e tomou o seu veículo, trocou tiros com a polícia e, na fuga, ateou fogo em uma caminhonete

Leandro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Josias Evangelista foi capturado
Josias Evangelista foi capturado (Policiais da Seic prendem assaltante de banco )

A polícia iniciou ontem as investigações para pren­der os criminosos que aterrorizaram a cidade de Fortaleza dos Nogueiras (distante aproximadamente 750 km de São Luís), na tentativa de assalto à agência do Banco do Brasil do município no fim da noite de terça-feira, 13, e ainda sequestraram o prefeito eleito Aleandro Passarinho e trocaram tiros com a polícia. O bando, segundo informações, era formado por cerca de 10 homens, que não conseguiram arrombar o cofre central da agência e fugiram sem levar nada.

Os criminosos chegaram à cidade e se dividiram em dois grupos: um deles foi em direção à agencia bancária, no centro da cidade, e o outro para o destacamento da Polícia Militar (PM) do município. Nesse último ponto, os criminosos dispararam vários tiros na tentativa de intimidar os policiais.

Explosão
Já na agência bancária, os quadrilheiros usaram explosivos para arrombar o cofre central da agência, mas a explosão não foi suficiente para abrir o equipamento. Diante da tentativa frustrada, eles evadiram-se do local sem o dinheiro. “Houve a explosão, e eles não conseguiram abrir o cofre, mas causaram estragos em toda a agência”, disse o coronel Juarez Medeiros, responsável pelo 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM).

Foi solicitado reforço da Polícia Militar da região de Balsas e acabou em intensa troca de tiros entre os policiais e os criminosos. Um dos bandidos foi baleado, mas conseguiu escapar do cerco policial.

No momento da fuga, os criminosos se depararam com o prefeito eleito da cidade, Aleandro Passarinho, que trafegava em seu veículo. Eles tomaram o seu automóvel e o fizeram reféns, mas bateram o carro, liberaram o prefeito e fugiram em outros veículos.
A quadrilha fugiu em direção à cidade de São Pedro dos Crentes e, antes de deixarem a cidade, atearam fogo em uma caminhonete sobre a ponte para evitar que fosse perseguida pelos policiais.

De acordo com o delegado Tiago Bardal, titular da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), na fuga, os criminosos deixaram cair um fuzil, munições e explosivos. Policiais do Comando de Operações Especiais (Coe) e de outras unidades estão na região na tentativa de localizar os criminosos, mas até o fechamento desta página ninguém havia sido localizado.

Reincidência
Em março do ano passado, cerca de 15 criminosos explodiram os caixas eletrônicos do Banco do Brasil e tentaram ainda explodir os do Bradesco na cidade de Fortaleza dos Nogueiras. Na fuga, os bandidos fizeram moradores reféns, tomaram veículos de assaltos e atearam fogo em alguns. Os caixas eletrônicos da agência ficaram completamente destruídos e o prédio danificado. Já a agência do Bradesco também ficou com sinais de arrombamento.

Os criminosos, fortemente armados com armas de grosso calibre, chegaram à cidade se deslocaram ao Banco do Brasil, onde instalaram várias bananas de dinamite, e conseguiram explodir a agência, principalmente os caixas eletrônicos. Em seguida, o bando tentou explodir o Bradesco, mas teve a empreitada criminosa frustrada devido à presença de policiais militares.

Mesmo sob forte cerco policial, os assaltantes conseguiram fugir levando quatro reféns, que foram abandonados na estrada que dá acesso ao município de Formosa da Serra Negra. Na ocasião, o policiamento foi reforçado.

Correlata

Policiais da Seic prendem assaltante de de banco

Uma uma operação da Policia Civil, por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) realizada ontem deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva contra Josias Evangelista da Silva, de 41 anos de idade.

De acordo com as investigações feitas pela polícia, Josias Evangelista é integrante da quadrilha que no dia 22 de junho do ano passado sequestrou o gerente do Banco do Brasil da cidade de Governador Nunes Freire, juntamente com os seus familiares, após o uso de violência e grave ameaça. Durante a ocorrência, os criminosos roubaram uma quantia de R$ 500 mil do cofre da agência.

Após investigações realizadas pelo Departamento de Combate à Roubo a Banco da SEIC, em conjunto com a Polícia Civil do estado de Goiás, foi possível identificar a quadrilha oriunda desse estado e ontem dar cumprimento ao mandado contra de Josias Evangelista

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.