Música

Luiz Cláudio vai apresentar hoje o show "Encantarias" no Laborarte

Show será apresentado dentro do projeto Palco 42, na Sala Cecílio Sá; Chico Maranhão também será atração da noite

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Luiz Cláudio tocará músicas orgânicas e eletrônicas na Sala Cecílio Sá
Luiz Cláudio tocará músicas orgânicas e eletrônicas na Sala Cecílio Sá (luiz Cláudio)

O paraense, percussionista, arte-educador e pesquisador da cultura popular Luiz Cláudio apresenta hoje, às 19h, o show “Encantarias”, dentro do projeto Palco 42, de iniciativa do Laborarte (Rua Jansen Muller, Ce ntro). O show acontecerá na Sala Cecílio Sá. Depois de Luís Cláudio, haverá show do cantor e compositor Chico Maranhão.


O repertório será composto de sete músicas, a serem apresentadas ao longo de 40 minutos, de apresentação. Ao final, haverá a participação de músicos e dançarinas de tambor de crioula do mestre Leonardo, do bairro liberdade. “São músicas orgânicas e eletrônicas que irei destacar no repertório”, antecipou o artista.


Canções como “Mina Blues” e “Aboio” serão apresentadas durante o show. “São alguns temas gravados no CD do Loopcinico. Aliás, também teremos momentos de interação percussiva com a plateia, o que deixará o show bastante descontraído”, anunciou.


Luiz Cláudio chegou ao Maranhão no final da década de 1970 e desenvolveu extenso trabalho de pesquisa de campo coletando material e aprendendo junto a grandes mestres de tambor de crioula, como Mestre Bibi da Casa de Nagô, Mestre Felipe, Mestre Leonardo, Dona Tété e muitos outros. Participou também de diversos trabalhos musicais e teatrais no Laborarte, fazendo parte do Departamento de Som da casa, na época liderado por Jorge do Rosário. Em 1984, participou do “I Colóquio Internacional de Sobrevivências Religiosas Africanas na América latina e Caribe”, a convite da Unesco, onde foi membro da comissão cultural e tradutor das palestras.


Em 1987, dirigiu o “Beat and Beach”, primeiro encontro de percussão no Maranhão, para o qual trouxe músicos como Robertinho Silva, Layne Redmond, Marco Suzano para shows e oficinas. Em 1987, liderou o grupo Fogo de Mão, que participou do panorama Percussivo Mundial, em Salvador, em 1995, a convite de Naná Vasconcelos, quando tocou ao lado de grandes nomes da percussão mundial.

Em 1998, já em São Paulo, foi professor de ritmos maranhenses no Núcleo de Percussão Paulo Campos e ministrou oficinas em universidades e conservatórios, como o conservatório Sousa Lima, filial da Berkelle School of Music no Brasil. Participou de várias oficinas com músicos árabes, cubanos e africanos do mundo inteiro, o que ampliou seus conhecimentos na música. Participou de diversos festivais de Jazz (TIM Festival Rio de Janeiro e São Paulo) e de musica étnica.


Luiz Cláudio tocou e gravou com o maestro Nelson Ayres, Ceumar, Simone Soul, Naná Vasconcelos, Juliana Amaral, A Barca, Chico Saraiva, Péri, Zeca Baleiro e Rita Ribeiro, Monserrat, entre muitos outros artistas. Em 2012, tocou em Nova York com o renomado pianista brasileiro Rubens Salles e ministrou oficina sobre a percussão brasileira para alunos do conservatório Julliard School of Music. Em São Luis, criou a trilha para o premiado espetáculo “Badulaques”, da Companhia de Dança Pulsar e trabalhou com arte-educação junto a instituições como a Funac.


Atualmente, residindo em São Luis, Luiz Cláudio vem trabalhando com sua banda Loopcinico, cujo CD foi indicado para o Prêmio da Musica Brasileira 2014, e também com seu projeto social “Som na Lata”, oficinas de reciclagem de lixo para confeccão de instrumentos de percussão, educação ambiental e musical. Seu mais recente trabalho foi a produção e gravação pelo selo Na Music dos CDs “Bons Ventos”, de Anna Claudia, e “Percussa de Responsa”.

Serviço


O quê

Show de Luiz Cláudio


Quando

Hoje, às 19h

Onde

Laborarte (Rua Jansen Muller)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.