Revolta

Escola vai sediar núcleo para superdotados

Para a criação do núcleo, os alunos da Unidade Integrada Arnaldo Ferreira serão remanejados; estudantes não ficaram satisfeitos com essa mudança

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Na Unidade Integrada Arnaldo Ferreira, na Cohab, será instalado núcleo para estudantes superdotados
Na Unidade Integrada Arnaldo Ferreira, na Cohab, será instalado núcleo para estudantes superdotados (Escola)

A Unidade Integrada Arnaldo Ferreira, localizada na Avenida Jerônimo de Albuquerque, na Cohab, será desativada e transformada em um Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S). A mudança não agradou aos estudantes, que chagaram a protestar, mas, segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a mudança vale para o ano letivo 2017, e os estudantes matriculados na unidade de ensino serão remanejados para escolas da região da Cohab.

Hoje, de acordo com o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, o NAAH/S funciona em uma sede provisória localizada na Rua da Palma, Praia Grande. Para que possa ampliar os serviços prestados pelo núcleo, a Seduc precisou transferi-lo para uma sede própria, e o local escolhido é o prédio onde hoje funciona a Unidade Integrada Arnaldo Ferreira. “Escolhemos esse local por causa da localização, da baixa taxa de matrículas e da existência de duas grandes escolas estaduais na mesma região que pode absorver os alunos que serão remanejados”, informou Felipe Camarão.

Segundo estudantes, o anúncio de que a Unidade Integrada Arnaldo Ferreira será transformada em um NAAH/S ocorreu em uma reunião entre os responsáveis pelos alunos, os professores, direção da escola e representantes da Seduc. “A gente ficou sabendo da mudança pelos nossos pais depois desta reunião, porque antes ninguém conversou nada com a gente”, disse a estudante Sthephanny Pena Silva, 15 anos, do 9º ano.

De acordo com a estudante, com a mudança os atuais alunos matriculados na unidade escolar serão transferidos para outras escolas da região da Cohab, o que desagradou à comunidade estudantil. “A gente fez um abaixo-assinado contra a mudança”, informou a aluna. Além disso, eles fizeram uma manifestação na porta da escola na manhã de ontem para chamar a atenção da Seduc.

Apesar dos protestos, a mudança da unidade escolar para NAAH/S e o remanejamento dos alunos foram confirmados pelo secretário Felipe Camarão. “O assunto foi amplamente debatido com a comunidade escolar. O protesto nos pegou de surpresa, mas voltamos a dialogar com estudantes e professores e tudo está acertado para que em janeiro comecem as reformas necessárias para a unidade receber o NAAH/S, e em março ele começa a funcionar na nova sede”, informou Camarão.

Com a mudança, segundo Felipe Camarão, será possível ampliar o atendimento, prestando assessoria técnica aos municípios maranhenses, facilitando a identificação de alunos com habilidades es­peciais nas escolas da rede estadual de ensino. Já os estudantes matriculados na Unidade Integrada Arnaldo Ferreira serão remanejados para o Centro de Ensino Cidade de São Luís, o III Conjunto Cohab-Anil e o Centro de Ensino Médio Almirante Tamandaré, no IV Conjunto Cohab-Anil.

Núcleo
O NAAH/S Joãosinho Trinta, localizado na Rua da Palma, no centro da capital, há 10 anos atende estudantes com altas habilidades. O NAAH/S tem entre seus objetivos a formação de professores e profissionais da educação para a identificação dos alunos com altas habilidades/superdotação, oportunizando a construção do processo de aprendizagem e amplian­do o atendimento, com vistas ao pleno desenvolvimento das potencialidades desses alunos. A me­ta, também, é proporcionar informações sobre as necessidades edu­cacionais especiais dos alunos com altas habilidades/superdotação para todos os membros da comunidade escolar da rede regular de ensino.

O NAAHS é organizado com salas de recursos para atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos, oportunizando o aprendizado específico e estimulando suas potencialidades criativas e seu senso crítico, com espaço para apoio pedagógico aos professores e orientação às famílias de alunos com Altas Habilidades/Superdotação. O NAAH/S trabalha diretamente com 41 escolas da Rede Estadual de Ensino e faz atendimento em nove salas de recursos, com serviço pedagógico Itinerante.

SAIBA MAIS

O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) foi criado pelo Governo Federal e, nos estados, é vinculado às Secretarias Estaduais de Educação. No Maranhão, o Núcleo tem como proposta formar professores e profissionais da educação para a identificação dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação, com vistas ao pleno desenvolvimento das potencialidades desses alunos e proporcionar informações sobre as necessidades educacionais especiais desses alunos para a comunidade escolar da rede regular de ensino.

Número

300 é o número de alunos matriculados na Unidade Integrada Arnaldo Ferreira

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.