Natal

Violência faz Igreja antecipar o horário da Missa do Galo

Como vem acontecendo há alguns anos, a principal celebração católica do dia 24 de dezembro ocorrerá a partir das 18h na Igreja da Sé, e as diversas paróquias programaram horários diferenciados para o ritual

Jock Dean / Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Reencarnação de Cristo será lembrada na Missa do Galo, na véspera do Natal
Reencarnação de Cristo será lembrada na Missa do Galo, na véspera do Natal (Igreja da Se)

A comunidade católica de São Luís organiza-se para a celebração do Natal. Nas igrejas da capital vive-se o Tempo do Advento, que prepara os fieis para as festividades natalinas e no dia 24 será celebrada, nas diversas paróquias, a tradicional Missa do Galo. Porém, como já acontece há alguns anos, a celebração é realizada no início da noite e não mais à meia-noite como manda a tradição. Um dos motivos é a violência. Para o arcebispo de São Luís, dom José Belisário da Silva, o Natal marca a encarnação do Verbo de Deus.

A Igreja Católica tem durante o ano, dois tempos fortes de preparação. O tempo para o Natal e o para a Páscoa são as grandes festas do mistério de Cristo, que pode ser interpretada pelo mistério da reencarnação e o mistério da ressurreição, respectivamente. “A importância do Natal é que ele marca a encarnação do Verbo de Deus. Foi quando Ele tomou a forma humana em Jesus”, explica dom Belisário.

O tempo que é preparado o Natal é chamado de Tempo do Advento, durante os quatro domingos que antecedem a noite do nascimento de Cristo. Durante esse tempo, são acesas quatro velas: verde, vermelha, rosa e branca. A cada semana que se passa, acende-se uma vela em preparação ao Natal. E na noite do dia 24 são rezadas em todas as paróquias a Missa do Galo, nome dado em países católicos à missa celebrada depois do jantar da Véspera de Natal que começa à meia-noite de 24 para 25 de dezembro. Na Missa do Galo todas as velas do Advento são acesas e canta-se o cântico de Glória.

Celebrações

Entretanto, em São Luís, as celebrações na maioria das paróquias ocorrem mais cedo, entre as 18h e 19h, dependendo da localidade, o que, segundo dom Belisário, não compromete o rito natalino. “Segundo a nossa tradição, após o pôr do sol do dia 24 já estamos na noite de Natal, então, a celebração ocorre mais cedo não compromete a nossa liturgia”, informou. Ainda conforme o arcebispo de São Luís, a mudança no horário é para garantir a segurança dos fieis que frequentam as paróquias e também porque tradicionalmente na noite de Natal as famílias reúnem-se para a ceia.

Na Catedral Metropolitana de São Luís ou Igreja Nossa Senhora da Vitória (Igreja da Sé), localizada na Praça Pedro II, a celebração da noite de Natal começará às 19h, com a Missa do Galo, celebrada pelo pároco padre César Sousa. “Antes, a Missa do Galo na Sé ocorria às 22h, depois passou para as 20h e agora é às 19h, por causa da insegurança, que faz com que muita gente deixe de frequentar o Centro Histórico”, justificou o arcebispo.

Além da Missa do Galo, haverá apresentações teatrais com a dramatização do presépio e o nascimento de Cristo. As duas encenações acontecem dentro da missa, conforme as passagens das leituras bíblicas da noite de natal.

Arcebispo

Este ano, dom Belisário celebrará a Missa do Galo na Paróquia Nossa Senhora da Penha, no Anjo da Guarda, e no dia de Natal, celebrará missa no bairro Vila Samara. O arcebispo propõe que a comunidade católica de São Luís reflita sobre a banalização da violência e a desvalorização da vida. “Estamos vivendo em um período em que os índices de violência aumentam e nada é feito para mudar isto. A vida está perdendo seu valor e nós precisamos discutir isso”, defende.

Ainda de acordo com dom Belisário, a forma como Deus fez-se humano, por meio do nascimento de Jesus, é o principal motivo de reflexão para o período natalino. “A época e o local em que Jesus nasceu dizem muito sobre a mensagem de Nosso Senhor para nós. Ele nasceu quando Roma governava Belém e em uma manjedoura. Ou seja, nasceu sob o governo de um déspota, que mandou perseguir crianças, e em local simples, onde eram tratados os animais e sob a fragilidade de uma criança. Isto nos coloca muitas questões a serem pensadas”, afirma.

“O Natal é a retomada da esperança e mostra que a vida continua”, dom José Belisário da Silva, arcebispo de São Luís.

Mais

A Bíblia faz uma única menção ao nascimento do menino Jesus. No Evangelho segundo São Lucas, diz-se que Deus, feito homem, nasceu em Belém depois do pôr do sol e do surgimento da primeira estrela no céu. As Sagradas Escrituras não indicam o dia exato de nascimento de Cristo. Por isso, foi preciso vários séculos para calcular esta data. Apenas no século V, a Igreja Católica concordou em comemorar o nascimento de Jesus na noite do dia 25 de dezembro.

Horário das missas em algumas paróquias de São Luís

Igreja Nossa Senhora da Vitória (Igreja da Sé), Praça Pedro II

Dia 24: 19h

Dia 25: 10h e 17h30

Santuário Nossa Senhora da Conceição, Monte Castelo

Dia 24: 6h30 e 19h

Dia 25: 7h/ 9h/ 17h/ 19h

Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Cohatrac

Dia 24: 17h e 19h

Dia 25: 6h30/ 9h/ 19h

Paróquia São José dos Migrantes, Vila Itamar

Dia 24: 20h

Dia 25: 19h

Paróquia São Cristóvão, São Cristóvão

Dia 24: 21h

Dia 25: 7h e 19h

Paróquia Santa Paulina, Residencial Pinheiro

Dia 25: 19h30

Paróquia Nossa Senhora da Glória, Alemanha

Dia 24: 19h

Dia 25: 7h30 e 19h

Paróquia São Francisco de Assis, São Francisco

Dia 24: 19h

Dia 25: 8h30 e 19h

Paróquia Nossa Senhora da Penha, Anjo da Guarda

Dia 24: 21h

Dia 25: 18h

Paróquia São Pantaleão, Centro

Dia 24: 20h

Dia 25: 18h

Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Paranã

Dia 24: 19h

Dia 25: 6h30 e 17h

Santuário São José de Ribamar, São José de Ribamar

Dia 24: 17h e 19h

Dia 25: 6h/ 8h30/ 11h/ 17h/ 18h30

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.