Fuga

Polícia procura fugitivos da UPR de Rosário

Sete detentos fugiram na madrugada de domingo, cortando as grades que ficam na janela de ventilação; esta foi a segunda fuga que aconteceu este ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

A polícia ainda está à procura dos sete presos que conseguiram fugir da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) do município de Rosário ( 100 km de São Luís). A fuga aconteceu na madrugada de domingo e agentes que trabalham na unidade foram afastados suspeitos de facilitar a fuga.

A fuga dos criminosos aconteceu por volta de 2h. De acordo com as investigações da polícia, os detentos cortaram as grades que ficam na janela de ventilação e fugiram pelo local. Eles ainda utilizaram uma corda feita com lençóis de cama, conhecida como Tereza, para facilitar a fuga.

Desde quando foi detectada a fuga, a Polícia Militar (PM) está fazendo incursões pela região na tentativa de localizar os detentos. As buscas estão sendo feitas pela 7ª Companhia Independente (7ª CIA), cujo responsável é o major Zadock Júnior.

Em contato com O Estado, ele afirmou que a PM já conseguiu apreender uma motocicleta roubada, drogas, carregadores de celulares e uma balança de precisão dentro de uma residência que já estava sendo utilizada pelos detentos fugitivos. O major disse também que os criminosos conseguiram fugir do cerco da polícia fugindo por uma área de mangue. “Estamos nas buscas de todos eles”, enfatizou o major Zadock.

Por meio de nota encaminhada ontem, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) informou que foram afastados seis agentes de segurança prisional que estavam de plantão na madrugada de domingo na UPR suspeitos de facilitarem a fuga dos detentos da unidade.

Ainda de acordo com a secretaria, a suspeita de facilitação de fuga se deve pela facilidade com que os detentos serraram a grade de ventilação, acessaram o pátio interno e pularam o muro utilizando uma corda. O caso foi comunicado à polícia judiciária e à Corregedoria do Sistema Penitenciário do Maranhão. Policiais continuam fazendo diligências para recapturar os fugitivos.

Essa é a segunda vez este ano que ocorre uma fuga de detentos da UPR em Rosário. A primeira foi registrada em abril deste ano e eles escaparam por meio de um túnel escavado dentro da cela onde eles estavam.

A fuga aconteceu na madrugada do dia 20 de abril, por volta de 2h. Os agentes que estavam de serviço no momento não teriam percebido o momento da saída dos quatro detentos, mesmo com a presença do sistema de vigilância interno.

Já do lado de fora, os presidiários renderam um motorista que estava em um veículo e fugiram no automóvel em direção ao município de Santa Rita. Em seguida, eles abandonaram o veículo. Na ocasião, a Seap informou que abriu uma sindicância para apurar as circunstâncias do fato.

Imperatriz

No município de Imperatriz (700 km de São Luís) também aconteceu uma fuga durante o fim de semana. Elivaldo Torres da Silva fugiu do Centro de Ressocialização de Presos de Justiça pelo portão da frente da unidade.

Após conseguir render um dos agentes, o presidiário, que cumpre pena em regime semi-aberto após decisão judicial, por roubo e estupro, conseguiu pegar as chaves e foi embora pela porta da frente do presídio. Segundo a polícia, a esposa do bandido estava o esperando do lado de fora, aguardando para facilitar a fuga.

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) informou que será aberto um processo de investigação para apurar esta fuga. O preso, considerado de alta periculosidade, segue foragido. Ele havia sido preso em abril deste ano.

Mais

Nome dos fugitivos

Hildovan Carvalho Rabelo (Danvan), 27 anos, preso por roubo.

Jhonatan Sousa Serra (Jhon), 21 anos, preso por homicídio.

Francinaldo Costa Rodrigues (Sione), 33 anos, preso por tráfico de drogas.

Railton Cantanhede Costa de 26 anos, preso por tráfico de drogas.

Igor Leite de Oliveira (Thôco), de 21 anos, preso por furto.

José Ribamar Malheiros Costa (Zé gato), 32 anos, preso por porte ilegal de arma

Maurício José Gomes Pereira Oliveira (Bero Bero), 18 anos, preso por roubo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.