"Sim!"

Beira-mar de Tutoia é cenário para casamento comunitário

Cerimônia, promovida pela Comarca de Tutóia, foi realizada pela primeira vez numa praia e reuniu 110 casais ao entardecer na Praia da Barra e foi conduzida pelo juiz Rodrigo Otávio Terças Santos e mais sete juízes voluntários

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Dezenas de casais reunidos no cenário paradisíaco da Praia da Barra disseram ‘sim’ em ação do projeto Casamentos Comunitários
Dezenas de casais reunidos no cenário paradisíaco da Praia da Barra disseram ‘sim’ em ação do projeto Casamentos Comunitários (casamento em tutoia)

Um total de 110 casais de Paulino Neves disse “sim” no cenário paradisíaco da Praia da Barra, que sediou a primeira cerimônia do projeto Casamentos Comunitários realizada à beira mar, pela Comarca de Tutoia. O juiz Rodrigo Otávio Terças Santos, anfitrião da festa, conduziu o casamento, que contou com a participação de casais da sede e do termo judiciário de Paulino Neves. O evento ocorreu na sexta-feira, dia 9. A vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria das Graças Duarte, e o idealizador do projeto, desembargador Jorge Rachid, prestigiaram o evento.

A cerimônia, iniciada às 17h20, ao entardecer, teve a participação de outros sete juízes concelebrantes, Francisco Eduardo Girão Braga (Cantanhede), Marco Adriano Fonseca (1ª Vara de Pedreiras), Isaac Sousa e Silva (São Bernardo), José Lima Filho (Buriti), Aurimar Arrais Sobrinho (Governador Nunes Freire), Marcelo Fontenele Vieira (1ª Vara de Araioses) e Jerusa Duarte Mendes (2ª Vara de Araioses), que compareceram voluntariamente.

O juiz Rodrigo Terças iniciou as uniões com o casal Pedro da Rocha (60 anos) e Maria Arcângela Conceição (64 anos), que, preocupados com o horário, foram os primeiros a chegar, por volta de 13h. “Já moramos juntos há 40 anos e hoje decidimos casar e colocar o sobrenome de um no nome do outro”, afirmou Maria Arcângela.

Em seguida, foi a vez do casal Célio Fonseca e Maria Auxiliadora. Ele, cadeirante, encontrou a noiva pela internet e viajou - sozinho - mais de mil quilômetros para conhecer a futura esposa, no município de Floresta (PE). “Nós nos conhecemos há um ano e meio e desde junho ela mora em Tutoia. Estou muito feliz e agradeço ao juiz da nossa cidade por essa bela cerimônia”, disse Célio Fonseca. O juiz Marco Adriano celebrou o casamento e entregou a certidão ao casal.

Gelson Pereira da Silva, 75 anos, e Maria Alda da Silva, 69 anos, com 55 anos de casamento religioso, resolveram formalizar a união também civilmente. Eles formavam o casal mais idoso da festa e disseram “sim” perante a juíza Jerusa Mendes. O desembargador Jorge Rachid entregou a certidão aos noivos.



Mais novo
O casal mais novo foi representado por Gessildo Cabral Nojosa, 17 anos, e Maria Madalena Cabral Ferreira, 16 anos. Primos, eles disseram que o casamento comunitário antecipou a vontade de casar. “Namoramos três anos. No, início tivemos resistência da família, mas hoje temos o apoio de todos, inclusive de nossos pais, que permitiram o nosso casamento”, disse o noivo. O juiz Eduardo Girão fez o casamento e entregou a certidão aos nubentes.

Ao abrir a cerimônia em tom de despedida, o juiz Rodrigo Terças - titularizado na Comarca de Alcântara durante sessão plenária do TJMA no último dia 7 -, ressaltou a importância do trabalho realizado ao longo dos anos em que atuou em Tutoia, aproximando o Poder Judiciário da comunidade.

Ele destacou que a nova geração de magistrados vislumbra, também, o aspecto humano, fato que, segundo ele, resulta num salto qualitativo da prestação jurisdicional, que se concretiza não apenas em número de sentenças e decisões, mas em ações como o projeto Casamentos Comunitários, que levam dignidade e direitos às pessoas que mais necessitam da presença do Estado em suas vidas.

“Estou muito feliz, porque esse evento nasceu dessa parceria do Judiciário com a sociedade. Um ofício da Igreja Adventista solicitando uma pequena cerimônia foi o ponto inicial desse momento, que nos trouxe para esse belo cenário natural com dunas, árvores e vista para o mar", enfatizou o juiz.

Também participaram da solenidade o diretor da Corregedoria, Gustavo Campos, representando a desembargadora Anildes Cruz, corregedora-geral da Justiça; os cartorários do 1º e 2º Ofícios da comarca, Domingos de Souza e Norma Lúcia França, respectivamente; o chefe de gabinete da Prefeitura de Tutóia, Gustavo Pierre, representando o prefeito Raimundo Baquil; o presidente da Câmara de Vereadores de Tutoia, Antonio Francisco; o pastor da Igreja Adventista, Welington Sousa; e o padre da Igreja Católica, Cláudio Mendes.

A banda da Escola de Música do projeto Sinfomar, da Igreja Católica, entidade que tem o apoio do Poder Judiciário local, apresentou diversas músicas durante a solenidade. O Clube de Desbravadores da Igreja Adventista também participou do evento, com 30 integrantes que atuaram na logística e recepção dos noivos. Ao final da cerimônia, foram sorteados brindes oferecidos por parceiros institucionais do projeto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.