Alerta

Prevenção do câncer de pele tem campanha Dezembro Laranja

Inca projeta 175 mil novos casos de câncer de pele em 2016; campanha visa alertar a população para os riscos da exposição excessiva ao sol

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
O câncer de pele não melanoma (para ambos os sexos) é o de maior incidência entre brasileiros
O câncer de pele não melanoma (para ambos os sexos) é o de maior incidência entre brasileiros (cancer de pele)

O período mais ensolarado do ano também é o momento para lembrar a importância da prevenção do câncer de pele. Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) instituiu o Dezembro Laranja como forma de alertar a população para os riscos da exposição excessiva ao sol. Dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) projetam o registro de 175 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil em 2016.


O câncer de pele não melanoma (para ambos os sexos) é o de maior incidência na população brasileira. Em seguida, vêm o câncer de próstata e o de mama. “O diagnóstico precoce é fundamental para a cura dessa doença. Por isso, o paciente que tiver dúvidas sobre manchas e rugas na pele deve procurar imediatamente um dermatologista”, orienta o médico Pedro Oliveira, diretor médico da ePharma, empresa líder no mercado de assistência de benefícios farmacêuticos.


Segundo a SBD, a doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, de acordo com a camada afetada, o especialista poderá definir o tipo de câncer.


Pedro Oliveira explica que medidas preventivas simples no dia-a-dia podem fazer uma grande diferença ao longo dos anos. “O uso de protetor solar e barreiras mecânicas, como bonés e óculos de sol, ajudam na prevenção da doença”, afirma. Ele lembra ainda que evitar o sol entre as 10h e 16h e procurar um dermatologista regularmente também são atitudes que devem ser tomadas pela população para se prevenir desse câncer.

Assistência

Consolidada como principal player no recente mercado brasileiro de assistência farmacêutica, a ePharma dispõe de tecnologia que conecta, em tempo real, aproximadamente 24 mil farmácias e drogarias de todo o país a um sistema autorizador ancorado em um potente banco de dados, dando acesso a medicamento a mais de 27 milhões de pessoas.


O portfólio da ePharma traz ainda serviços inovadores voltados à saúde e ao bem-estar dos beneficiários. Dentre eles, destacam-se o Plano de Medicamentos no modelo de pré-pagamento baseado no levantamento da estimativa de gastos com medicamentos de acordo com o perfil dos colaboradores, como o ePharma Plenus; o gerenciamento de doentes crônicos; o Concierge da Saúde, que é um serviço multidisciplinar de aconselhamento telefônico que oferece assistência nutricional, enfermagem, psicóloga, médica e farmacêutica; Unidade de negócios Farma responsável pelo acompanhamento dos pacientes via call center especializado; Specialty Care, direcionado a promover o acesso e a gestão do tratamento de pacientes portadores de doenças complexas e raras.


A companhia detém ainda mais da metade do mercado de PBM, com uma carteira de cerca de 150 empresas, constituindo 1.610 programas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.