Colômbia

Presidente diz que Nobel é incentivo para acordo com as Farc

Juan Manuel Santos recebeu sábado,10, o Nobel da Paz por seus esforços de pacificação de seu país

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

Oslo - O presidente colombiano Juan Manuel Santos afirmou em Oslo, capital da Noruega, que a distinção concedida a ele é um grande incentivo para obter o novo acordo com a guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Santos foi ao país europeu para para receber o Prêmio Nobel da Paz

"Este prêmio foi como um presente dos céus e é um enorme incentivo para conseguirmos este novo compromisso". A primeira tentativa de acordo foi rejeitada em plebiscito realizado em outubro.

Juan Manuel Santos recebeu sábado,10, o Nobel da Paz por seus esforços de pacificação de seu país, mergulhado em um conflito armado de mais de 50 anos e que causou 260.000 mortos.

O líder colombiano esteve acompanhado por uma delegação de 30 pessoas, entre familiares, funcionários do governo e representantes das vítimas do conflito.

A delegação teve a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt e a representante da Câmara, Clara Rojas, ambas sequestradas em 2002 pela guerrilha das Farc e libertadas em 2008.

"Recebo o Prêmio Nobel de Paz em nome dos colombianos, mas especialmente em nome das vítimas do conflito", declarou Santos.

Santos, 65 anos, é o primeiro colombiano e o sexto latino-americano a conseguir essa distinção, que é concedida desde 1901. Ele receberá na capital norueguesa uma medalha de ouro, um diploma e um cheque de 8 milhões de coroas suecas (aproximadamente R$ 2,95 milhões).

O presidente colombiano já anunciou que doará esta quantia para ajudar às vítimas do conflito armado, que durante meio século envolveu guerrilhas, paramilitares e soldadores regulares, deixando milhares de desaparecidos e mais de seis milhões de deslocados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.