Meio ambiente

Sarney Filho lança em Imperatriz programa voltado a gestores públicos

Ministro defendeu mobilização dos gestores públicos para os assuntos relacionados à preservação dos ecossistemas; ele esteve ainda à tarde na inauguração da unidade de conservação nos Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
(Em Imperatriz, Sarney Filho fala no lançamento do Programa de Capacitação de Gestores Municipais)

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV), lançou na sexta-feira, 9, em Imperatriz (MA) o Programa de Capacitação de Gestores Municipais (PNC) – voltado para o desenvolvimento de políticas de sustentabilidade no território maranhense. O lançamento foi feito durante o encontro de gestores municipais, na sede da Associação Médica de Imperatriz. À tarde, o ministro esteve na inauguração de unidade de conservação na região dos Lençóis Maranhenses.

No evento do período matutino, Sarney Filho esteve presente no lançamento do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Municipais da Região Tocantina. O encontro contou com 200 participantes dos municípios de Grajaú, Imperatriz, Itinga do Maranhão, Amarante, Sambaíba, Sítio Novo, Governador Edson Lobão, João Lisboa, Senador La Roque, Alto Parnaíba, Estreito, São Raimundo das Mangabeiras, São Francisco do Brejão, Campestre, Tasso Fragoso, Vila Nova dos Martírios, Carolina, Açailândia, Alto Parnaíba, São Luís, São Pedro dos Crentes e Davinópolis.

Na palestra de abertura, o ministro Sarney Filho ressaltou, acompanhado de representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a necessidade de mobilização dos gestores públicos para os assuntos relacionados à preservação dos ecossistemas. “É nos municípios que a conservação da natureza se pratica efetivamente. Sem o benefício social, o ambiental acaba não acontecendo”, ressaltou o ministro.

Ele destacou ainda a importância da capacitação para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o meio ambiente. “O objetivo é capacitar gestores, técnicos ambientais e outros para colaborar com as políticas públicas e alcançar a gestão ambiental compartilhada”, disse o ministro.

Por fim, o ministro falou sobre a importância de parcerias para o meio ambiente e assinou convênio com as comunidades quilombolas do Maranhão. “Buscamos reunir governo, setor produtivo, sociedade civil, comunidades tradicionais e academia”, disse Sarney Filho.

Avanços

Durante a palestra em Imperatriz, Sarney Filho lembrou os investimentos atuais e futuros no setor ambiental. Segundo o ministro, somente este ano, foram firmados contratos de apoio às comunidades indígenas para o desenvolvimento da política de gestão territorial e ambiental do MMA. No ano que vem, ainda de acordo com o ministro, começará a elaboração do plano de manejo do Parque da Chapada das Mesas.

Sarney Filho lembrou, na palestra, a portaria que instituiu a Mesa de Diálogos com as quebradeiras de coco babaçu. “Nossa missão é cuidar do desenvolvimento sustentável do país, levar qualidade de vida, aliada à preservação ambiental a todos os povos”, ressaltou o ministro.

Barreirinhas

Após a agenda em Imperatriz, o ministro se deslocou até a cidade de Barreirinhas para inaugurar a sede do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Segundo o ministro, os Lençóis vão receber R$ 31,3 milhões que serão destinados à regularização fundiária da região e ações de manejo.

Saiba mais

Na quinta-feira,8, o ministro Sarney Filho realizou visita técnica à Chapada das Mesas, no Maranhão. Ele esteve acompanhado do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski e aproveitou a ocasião para fazer a entrega de quatro caminhonetes, um quadriciclo, um trator e outros equipamentos à unidade de conservação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.