A gente conta...

Jovem engajado em órgãos associativistas

Felipe Mussalém é o terceiro empresário mais jovem a assumir a presidência da Associação Comercial do Maranhão (ACM)

Adriano Costa Martins - Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Felipe Mussalém no dia da votação na ACM
Felipe Mussalém no dia da votação na ACM (felipe mussalem h)

Na última quarta-feira, dia 7, o jovem Felipe Mussalém, com apenas 36 anos, se tornou o terceiro empresário mais jovem a assumir a presidência da Associação Comercial do Maranhão (ACM). Pernambucano, mas cidadão ludovicense por opção e de direito, já que recebeu o título em setembro deste ano na Câmara Municipal, ele se candidatou à direção de uma das mais tradicionais casas do estado prometendo manter as tradições, mas com inovação.

Um dos diretores do Grupo Santa Fé, que engloba escola, faculdade e pós-graduação, Felipe sempre esteve à frente de órgãos associativistas. Tanto que em 2012 assumiu a presidência da Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA) e também foi diretor da Confederação Nacional dos Jovens Empresários.

“Acredito que todo mundo deve contribuir um pouco. Eu tenho um histórico voltado para o trabalho associativista. Em 2009, eu conheci a AJE e comecei a trabalhar como um cara muito entusiasta do tema: jovens empresários. Eu passei a ver um conjunto de jovens empresários dispostos, determinados a contribuir com a sociedade e me engajei”, afirmou.

Coletivo

Segundo ele, a partir do momento em que se tornou presidente da AJE sentiu na pele o quão bom é realizar alguma coisa pelo coletivo. “Hoje, eu tenho uma filosofia, eu acredito que todo mundo deva contribuir para o coletivo, dar a sua parcela de ajuda”, ressaltou.
Foi pensando nesse coletivo que, em abril deste ano, ele, junto de seu vice, Fabrizio de Almeida Duailibe, decidiu se candidatar à presidência da ACM. A ideia surgiu numa conversa de amigos, daquelas tipo: “Já pensou se a gente vira presidente da Associação?”.
Os dois se engajaram na ideia e foram atrás de apoio. Por várias vezes, tiveram de escutar que ainda não era a hora, que deveriam esperar mais, que ainda eram muito jovens. “O jovem não espera. O jovem aproveita as oportunidades e eu vi uma oportunidade de fazer o bem para a casa e me lancei presidente. Se eu espero, deixo de ser jovem”, destacou.

Desafios

O primeiro desafio de Felipe à frente da ACM a partir de 2017 será aglutinar a casa. Trazer coesão aos seus sócios e mostrar que apesar de ter havido uma divisão durante as eleições, todos eles estão ali para um único propósito.

“Toda eleição gera ranhuras e essas ranhuras ficam a cargo do presidente eleito tirá-las. Então a minha postura de agora há de ser agregadora, para juntar forças. Imagina uma casa centenária que há dois dias atrás foi dividida em duas chapas, mas agora não existe mais lados, existe a Associação Comercial. Então qualquer divergência de postura e até de ideias hão de ser complementadas”, afirmou.

Além de ser diretor do Grupo Santa Fé e presidente eleito da ACM, Felipe Mussalém ainda tem um projeto pessoal de uma empresa de Treinamento e Coaching. É casado há 16 anos, tem dois filhos, de 14 e 12 anos.

SAIBA MAIS

- A Associação Comercial do Maranhão foi fundada no dia 21 de agosto de 1854, por meio de uma eleição feita por membros do setor terciário, à época.

- O primeiro presidente da instituição (que ficou conhecida inicialmente por Comissão da Praça) foi o comendador João Gualberto da Costa, considerada figura importante. Em 1878, sob o comando de José da Cunha Santo Júnior, a entidade se transformou em Associação Comercial do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.