Celebração

Nossa Senhora da Conceição é reverenciada por devotos

Missa campal que lotou de fies a Praça Maria Aragão, seguida de procissão com destino ao Santuário, no bairro Monte Castelo, encerrou ontem os festejos da Igreja da Conceição; outras paróquias de São Luís também celebraram a data

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

A data de ontem, 8 de dezembro, é celebrada por católicos de todo o mundo em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, e em São Luís, há 212 anos, é realizado aquele que é considerado o maior festejo mariano do estado: a Missa Campal, que há alguns anos vem sendo realizada na Praça Maria Aragão.

A festa começou às 5h, com uma alvorada no Santuário do Monte Castelo, com queima de fogos e diversas missas e batizados foram realizados no decorrer do dia, até que a partir das 15h a multidão começou a se aglomerar na praça, para a reza do Rosário, que precedeu a grande missa campal, programada para às 17h30.

“Ela (Nossa Senhora) intercedeu por mim a Deus. Devido a uma cirurgia, que resultou em erro médico, cheguei à beira morte, realizei três cirurgias em três meses, enquanto isso fiquei sondada esse três meses, mas eu nunca desistir, sempre pedir interseção à Nossa Senhora da Conceição. Ela, junto com seu filho.me concedeu esse milagre, de hoje e sempre agradecer”, conta a técnica de enfermagem Rozinalda Dias, que afirma não perder uma única missa no Santuário do Monte Castelo.

Outras igrejas, como as paróquias Nossa Senhora da Conceição do Anil e a do Coroadinho, também realizaram programações durante o dia. A primeira realizou, logo de manhã, uma procissão só de crianças, que saiu da igreja e se dirigiu até à Escola Divina Pastora. Além disso, houveram procissões em ambas as igrejas, no final da tarde.

Missa

Das milhares de pessoas que se reuniram na Praça Maria Aragão, muitas foram para cumprir promessas, por isso vestiam-se de anjos e carregavam imagens. Outras foram apenas para expressar sua fé à Maria.

O ponto alto da missa foi a chegada da imagem de Nossa Senhora da Conceição, acolhida no local de culto no meio da multidão com cânticos e palavras de louvação. Finalizada essa etapa, todos saíram em procissão, com destino ao Santuário do Monte Castelo, em uma caminhada que estava prevista para se encerrar somente depois das 22h.

SAIBA MAIS

ALTAR DA IMACULADA

O primeiro altar dedicado à Imaculada Conceição em São Luís foi erguido pela Irmandade Nossa Senhora da Conceição dos Mulatos na lateral da igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Rua do Egito. Lá foi depositada a imagem esculpida em madeira vinda de Portugal, a mesma que ainda hoje é venerada no Santuário no Monte Castelo. Em 1762, os fiéis se uniram para construir uma capela, na Rua Grande, onde hoje é o edifício Caiçara. Em 1939, contrariando os protestos dos devotos, o governador Paulo Ramos ordenou a demolição do prédio. O terreno tornou-se trajeto de bondes e depois o famoso prédio. Em 1971, a nova igreja, no atual lugar, no Monte Castelo, foi finalmente inaugurada, e há sete anos atrás recebeu o título de Santuário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.