Balneabilidade

Banhistas se arriscam em trechos de praia com índices de contaminação

Segundo laudo de balneabilidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, pelo menos seis trechos da praia da Ponta d’Areia estão impróprios para banho, mas muitas pessoas ignoraram as placas indicativas neste feriado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Mesmo com a placa indicando trecho impróprio, muitas pessoas tomavam banho
Mesmo com a placa indicando trecho impróprio, muitas pessoas tomavam banho (Praias)

Com feriado no meio da semana, muitas pessoas aproveitaram a folga extra para se divertir e uma das opções foi ir à praia. Entretanto, alguns ignoram recomendações básicas, como observar quais áreas estão próprias para o banho de mar. Esta semana, por exemplo, O Estado divulgou que seis pontos de banho estão impróprios na Ponta d’Areia, mas o local era um dos mais movimentados ontem.
Adultos, crianças, idosos que foram à praia da Ponta d’Areia pareciam não se importar com a placa indicando que o trecho estava impróprio para o banho. Rosa Silva, moradora do Distrito Industrial era uma dessas. Ela resolveu levar filhos e sobrinhos à praia. Mas não reparou na placa. “Agora o que a gente pode fazer, né? Já estamos aqui, vamos continuar”, afirmou.
Ela relatou que quase não sai e quando surge uma chance de ir à praia para levar as crianças, então não dá para ficar reparando em placas, ou quais lugares estão bons ou não para se tomar banho. Na mesma situação estava Carlos Antonio Mendes. Ele até viu a placa, mas não deu muita importância para a situação.
O laudo de balneabilidade elaborado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) obtido por O Estado apontou que sete pontos da orla de São Luís estão atualmente impróprios para banho.
Desses sete pontos, seis estão situados na Praia da Ponta d’Areia. Um deles em frente à Praça de Apoio ao Banhista, trecho com grande fluxo de pessoas, especialmente nos fins de semana. Os demais pontos impróprios ao longo da praia da Ponta d’Areia estão situados a poucos metros de prédios residenciais e hotéis. O sétimo ponto, de acordo com a Sema, está na praia do Araçagi, mais especificamente em frente ao bar do Isaac.

Trechos impróprios

Praia da Ponta d´Areia

Trecho 1 – Ao lado do Forte Santo Antônio

Trecho 2 – Atrás do Hotel Praia Mar

Trecho 3 – Atrás do Bar do Dodô

Trecho 4 – Em frente à Praça de Apoio ao Banhista

Trecho 5 – Em frente ao Edifício Herbene Regadas

Trecho 6 – Em frente ao Hotel Brisa Mar

Praia do Araçagi

Trecho – Em frente ao Bar do Isaac

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.