Mobilização

Ato público marca Dia Internacional de Combate à Corrupção em SL

Evento ocorreu na sexta-feira, na Praça Deodoro, com apresentações artísticas, distribuição de cartilhas e serviços aos cidadãos

Thiago Bastos / Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

Entidades públicas e membros da sociedade civil, em geral, estiveram presentes na tarde de sexta-feira, em ato público, realizado na Praça Deodoro, em São Luís. O evento marcou o Dia Internacional de Combate à Corrupção na capital maranhense (lembrado no dia 9 de dezembro ) e ocorreu, de forma simultânea, na cidade de Imperatriz.

Além de membros da Procuradoria-Geral de Justiça, compareceram ao ato, membros do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria-Geral da União e do Tribunal de Contas do Estado. Na pauta, os organizadores defendiam novos debates com a sociedade sobre as 10 medidas de combate à corrupção e sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 280/2016, que define os crimes de abuso de autoridade.

Além da defesa dos temas relativos à corrupção, o ato ofereceu serviços, como aferição da pressão arterial e exibiu apresentações artísticas. Os participantes distribuíram folders que traziam detalhes sobre o projeto das 10 medidas.

De acordo com o procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins, o evento teve como objetivo chamar a atenção dos cidadãos sobre os temas de discussão da agenda pública. “É preciso defender uma discussão mais ampla entre os poderes da sociedade civil para o tema corrupção. Este projeto precisa ser abordado com maior profundidade pelas pessoas”, disse.

O representante do TCU, Alexandre Walraven, disse a O Estado que é necessário também o fortalecimento das ações de controle dos poderes. “Desta forma, vamos ter uma sociedade mais justa e os poderes terão ainda maior credibilidade diante da maioria da população brasileira”, afirmou.

Mais

O Dia Internacional Contra a Corrupção remete à data em que o Brasil e mais 101 países assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, em 2003, na cidade mexicana de Mérida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.