Educação

Wellington cobra Governo por construção de escolas para indígenas

Deputado conversou com manifestantes que ocuparam a entrada principal da Assembleia Legislativa na manhã de ontem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
(Wellington do Curso)

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) cobrou do Governo do Estado o cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2015 e que beneficiaria povos indígenas no Maranhão.

Ele conversou com uma comissão formada de líderes indígenas que ocupou a entrada principal da Assembleia Legislativa no protesto realizado na manhã de ontem.

Na oportunidade, ele se colocou à disposição e afirmou que não se pode continuar só “conversando” sobre direitos, mas sim efetivá-los.

“Após ouvir os anseios dos indígenas, vemos que a principal ‘reivindicação’ faz referência à educação. Os índios são cidadãos e, como tais, merecem atenção e respeito. Chega de ficarmos conversando, discutindo sobre direitos. Precisamos é efetivar. É por isso que eles estão aqui: na busca por direitos básicos, como educação”, destacou.

Wellington afirmou ainda que irá cobrar, mais uma vez, ao Governo do Maranhão a efetividade de ações em defesa da educação.

“Um ano se passou e as promessas feitas aos indígenas não foram cumpridas. Resultado disso? Os índios ocupam a Assembleia, novamente, como forma de protesto. Foram compromissos firmados entre o Governo e as tribos. Prometeram a construção de escolas, a contratação de diretores, vigilantes e merendeiras, a regularização do transporte encolar, entre outros. Infelizmente, segundo os indígenas, nada foi feito. Iremos cobrar, mais uma vez, a efetividade dessas promessas. Direito é pra ser cumprido e não apenas discutido.”, afirmou.

Mais

Há 1 ano os índios de tribos de Grajaú, Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras e outros municípios cobram do governador do maranhão, Flávio Dino (PCdoB), o cumprimento da promessa de construção de escolas para povos indígenas. Eles chegaram a ocupar o Legislativo Estadual no ano passado, e somente deixaram o local após negociação com representantes do Executivo.

Léo Cunha quer posto policial em Imperatriz

O deputado estadual Léo Cunha (PSC) solicitou ao governador Flávio Dino (PC do B) e ao secretário de segurança Jefferson Portela, a instalação de um posto policial no bairro Bom Jesus, no município de Imperatriz. A indicação foi protocolada na mesa diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão e publicada ontem (6), no Diário Oficial.

Na proposição de número 768/16, o parlamentar adverte que o crescente índice de violência no bairro gera insegurança aos moradores e também a alunos, professores e funcionários da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), instalada no bairro.

“Os próprios moradores estão buscando essas melhorias nas condições de segurança para seus familiares, eles me relataram que os assaltos são constantes, à noite, as ruas ficam completamente desertas pois todos têm medo de sair de suas casas e serem abordados por bandidos. Estou levando esse pedido dos moradores ao secretário Jefferson e ao governador, e espero que não tardem em adotar medidas que inibam a ação dos bandidos, como a instalação do posto Policial”, explicou Léo Cunha.

O deputado afirma que a instalação do posto no bairro será mais uma forma do governo combater e reduzir a violência com ações concretas e eficazes através de um órgão especializado no local. “As ações no combate à violência são realmente necessárias, pois a população se encontra amedrontada, são assaltos, uso e tráfico de drogas, arrombamentos, roubos, entre outros crimes, esperamos que providências sejam tomadas em relação à segurança pública do bairro Bom Jesus”, ressaltou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.