Imaculada

Reverência e celebração a Nossa Senhora da Conceição em seu dia

Durante todo o dia de hoje haverá programação em homenagem à santa, e encerramento do festejo em sua devoção, com missa campal na Praça Maria Aragão e procissão até o santuário no Monte Castelo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

Paulo Carvalho, 50 anos, todos eles vividos no bairro Monte Castelo, passou a madrugada de hoje trabalhando na decoração do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, por causa do encerramento do festejo em homenagem à santa que acontece hoje. Ao longo desta quinta-feira ele também participará da programação religiosa, que inclui uma procissão. Para alguns essa rotina pode parecer estressante, mas ele garante: “Não existe cansaço”. Assim como ele, diversos moradores do bairro se envolvem na realização do festejo. O motivo é um só: devoção à padroeira.

Em São Luís, três paróquias reverenciam a santa. Mas o maior festejo em homenagem à Imaculada Conceição acontece no Monte Castelo, onde fica o santuário dedicado à santa, que é visitado por fiéis de outros bairros e até de outros municípios maranhenses.

E toda a comunidade católica do Monte Castelo se mobiliza para a realização do festejo. Paulo Carvalho participa das celebrações há 50 anos, levado pela mãe. Há 18, ele passou a ser um dos ornamentadores do santuário e do andor da Imaculada Conceição. “Eu sempre quis participar mais ativamente. Mas nunca havia sido convidado, então, vinha ao festejo como devoto. Depois do convite, todos os anos ajudo a organizar a festa”, conta.

A rotina de Paulo Carvalho é longa. Durante a manhã de ontem ele estava enfeitando o andor no qual a imagem da santa seguirá em procissão. Com muito cuidado e dedicação ele acomoda uma a uma as rosas brancas que ficam na base do pedestal da Imaculada Conceição. Terminado o andor, é a vez do santuário ser preparado para a grande celebração que acontece desde as 5h de hoje. “Este trabalho a gente faz a partir das 20h e viramos a noite trabalhando até ficar tudo pronto”, afirma.

Mas para ele não é sacrifício algum ajudar na preparação do festejo. “É uma sensação tão boa que eu não sei como explicar o que eu sinto. É só emoção e não existe cansaço. Durante o encerramento estarei nas celebrações louvando a Imaculada Conceição”, garante.

Artigos religiosos
Mas não é apenas a comunidade que o festejo movimenta. O comércio de artigos religiosos, sobretudo os específicos do festejo tem aumento na procura. São camisas, novenários, bandeirinhas, bolsas, nécessaires e outros itens personalizados com a arte do festejo ajudam o santuário a melhorar sua arrecadação. “Desde outubro, as pessoas já começam a procurar e a comprar, mas é durante o festejo que a maioria das vendas acontecem e mesmo depois de encerrado o festejo muita gente vem aqui atrás dos produtos”, diz Nelma Rodrigues, atendente da loja do santuário.

Segundo Nelma Rodrigues, os idosos são os principais clientes. “Além deles, muitos romeiros, devotos vindos de outras cidades, comprar e levam para familiares e amigos alguma lembrança do festejo”, informa.

Festejo
O tema do festejo deste ano é “Santuário da Conceição, casa comum e nossa responsabilidade” e o lema “Vós sois templo de Deus”, trecho bíblico do primeiro livro de Coríntios, capítulo três, versículo dezesseis. O tema e o lema foram escolhidos como resposta ao contexto de construção do novo Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

Ao longo de todo o período a comunidade do bairro se preparou para as celebrações de hoje participando de novenas, romarias, procissões, missas, carreatas e visita da imagem a paróquias e órgãos públicos na capital. As atividades tiveram a intenção de convidar os fieis a refletirem sobre o tema do festejo

Hoje, as atividades terão início às 5h, com alvorada, momento em que a comunidade católica de São Luís louva a padroeira com salva de fogos no início da manhã. Ao longo de todo o dia, serão celebradas sete missas, além de batizados e reza do terço, no santuário. O festejo do santuário é considerado o maior evento mariano – em homenagem à Virgem Maria - do Maranhão.

À tarde, acontece o ponto alto da programação, na Praça Maria Aragão, centro de São Luís. Às 17h30 será celebrada missa campal presidida pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário da Silva. Logo após a missa, a procissão de Nossa Senhora da Conceição segue até Santuário no Monte Castelo, onde também estará havendo celebração. A chegada da imagem ao santuário coincide com o término da última missa do dia que será iniciada às 19h.

A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) informa que a procissão contará com um esquema especial de segurança. Durante todo o trajeto, o policiamento será reforçado com o trabalho do Comando de Policiamento da Área Metropolitana (CPAM 1) e do 9º Batalhão da PMMA.

PROGRAMAÇÃO

5h – Alvorada da Conceição – Devotos e devotas de Nossa Senhora da Conceição são convidados a soltar foguetes em homenagem à padroeira, por toda a Ilha de São Luís
6h - Santa Missa no Santuário
7h30 - Santa Missa no Santuário
9h - Santa Missa
10h30 – Batizados
12h - Santa Missa
15h – Santo Rosário
16h - Santa Missa
17h - Santa Missa
17h30 – Missa Campal, na Praça Maria Aragão. Após a missa, Procissão de Nossa Senhora da Conceição até o Santuário no Monte Castelo.
19h – Santa Missa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.