Abre/Fecha

Rotina de São Luís muda com feriado municipal

Shoppings funcionarão normalmente amanhã, mas agências bancárias ficarão fechadas; serviços públicos funcionam em regime de plantão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Com feriado, quem precisar de dinheiro terá de utilizar caixa eletrônico
Com feriado, quem precisar de dinheiro terá de utilizar caixa eletrônico (caixa eletronico)

Amanhã, feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição, a rotina da de São Luís sofrerá mudanças. Na Rua Grande, fica a critério de cada lojista decidir se abre ou não as portas. Agências bancárias permanecerão fechadas durante todo o dia. Entretanto, quem quiser aproveitar para adiantar as compras de Natal pode ir aos shoppings, que funcionarão normalmente. Os serviços públicos funcionam em regime de plantão.

Na quinta-feira, dia 8, os serviços públicos municipais considerados essenciais - como saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros – vão manter o atendimento por meio de escalas de serviço ou plantão. Os órgãos do Governo do Estado também funcionarão em regime de plantão nas delegacias e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que funcionam 24 horas. Se necessário, ambulâncias farão a transferência dos pacientes para os hospitais de alta complexidade.

Não haverá expediente também no Judiciário do Estado. Para garantir o atendimento das demandas urgentes nas esferas cível e criminal, será mantido o plantão judicial para recebimento de pedidos de habeas corpus, mandados de segurança, medidas cautelares (por motivo de grave risco à vida e à saúde das pessoas), decretação de prisão provisória, entre outras demandas.
Rua Grande

Conforme acordo coletivo celebrado entre lojistas e comerciários, as lojas da Rua Grande podem funcionar livremente, mas fica a critério de cada lojista decidir pelo funcionamento ou não dos estabelecimentos. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informou que no dia 8 de dezembro, feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição, os estabelecimentos comerciais em São Luís poderão funcionar em horário livre.

No entanto, nesse dia o trabalho é considerado extraordinário e deve ser pago com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal e mais uma gratificação no valor de R$ 50,00 ao final do expediente para cada empregado que trabalhar nessa data.

As agências dos Correios ficarão fechadas durante todo o dia de hoje, assim como casas lotéricas e agências bancárias. Os serviços bancários estarão disponíveis 24 horas por meio dos canais de atendimento alternativos como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking. O consumidor que tem contas a pagar (luz, telefone, água etc) com vencimento nesta quinta-feira poderá fazer o pagamento no primeiro dia útil após o feriado, na sexta-feira, dia 9, sem multa.

Shoppings
De olhos nos consumidores que pretendem adiantar as compras de fim de ano, os shoppings de São Luís funcionarão normalmente. Somente o Jaracaty Shopping não confirmou a O Estado o horário de funcionamento de lojas, quiosques, praça de alimentação e parque de diversões. Os supermercados de São Luís atenderão normalmente durante todo o dia de hoje.

ABRE/FECHA

Hospitais – plantões
Delegacias – plantões
Hospitais – plantões
Delegacias – plantões
Agências bancárias - fechadas
Correios - fechados
Casas lotéricas - fechadas
Repartições públicas - fechadas
Tropical Shopping – funcionará normalmente
Monumental Shopping - funcionará normalmente
São Luís Shopping – funcionará normalmente
Rio Anil Shopping – funcionará normalmente
Shopping da Ilha – funcionará normalmente
Jaracati Shopping – não informou
Pátio Norte Shopping – funcionará normalmente

COMÉRCIO EM DEZEMBRO
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que conforme as Convenções Coletivas de Trabalho, as empresas comerciais da capital podem funcionar de segunda-feira a sábado em regime de horário livre, desde que respeitando a jornada semanal legal de 44 horas de trabalho para os empregados. Aos domingos, o horário é limitado das 8h às 14h para o comércio de rua e das 14h às 20h para os estabelecimentos localizados nos shopping centers. Para o funcionamento aos domingos, as empresas precisam implantar um sistema que impeça o comerciário de trabalhar mais do que dois domingos consecutivos. Com isso, a Fecomércio esclarece que durante o mês de dezembro as lojas podem promover a ampliação do horário de atendimento de segunda-feira a sábado livremente, de modo a atender o aumento da demanda por consumo que é típico desse período que antecede às festividades de fim de ano, desde que observada a jornada de trabalho máxima estipulada para os seus empregados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.