Atenção marítimas

Fiscalização em embarcações será intensificada em SL

Condições dos meios de transporte serão verificadas após incidente em que ferry-boat ficou inundado

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Embarcações serão alvo de fiscalização da Capitania dos Portos
Embarcações serão alvo de fiscalização da Capitania dos Portos (Capitania)

Com a proximidade das festas de fim de ano, a fiscalização nos pontos de saída e chegada de embarcações de São Luís será intensificada. De acordo com a Capitania dos Portos do Maranhão, o objetivo do trabalho é assegurar viagens seguras e evitar novos incidentes como o que ocorreu na tarde de segunda-feira, 5, em que uma embarcação foi inundada parcialmente.

Ainda segundo a Capitania, de 1º de janeiro ao dia 6 deste mês, 3.685 embarcações foram vistoriadas em 186 municípios maranhenses. A fiscalização resultou em 140 notificações geradas por comprovações de má conservação em várias embarcações. Além do Terminal da Ponta da Espera, outros pontos como o Cais da Praia Grande e Bacanga terão a atenção.

De acordo com o capitão dos Portos do Maranhão, André Luiz Trindade, a fiscalização terá como referência a lei de Segurança do Tráfego Aquaviário. “Desta forma, as embarcações serão verificadas, garantindo a salva guarda de todos os tripulantes”, disse.

Segundo o capitão, equipes também serão distribuídas em municípios maranhenses, como Alcântara. “Quem tiver circulando com embarcações fora dos padrões, terá que responder a sanções administrativas”, frisou o capitão.

Caso
Na segunda-feira, 5, de acordo com a Capitania dos Portos, por volta das 14h30, uma embarcação da empresa Internacional Marítima – chamada Itaúna – apresentou pontos de inundação, o que causou preocupação nos tripulantes. De acordo com informações da Capitania, a inundação foi descoberta quando a embarcação fazia o trecho Ponta da Espera/Cujupe. “Não houve consequências mais graves, mas é uma questão que preocupa”, admitiu o capitão dos Portos.

Por causa do incidente, um inquérito foi instaurado para apurar as causas. As investigações – que serão conduzidas pela Capitania dos Portos do Maranhão – deverão durar até 90 dias. Uma vistoria será feita hoje na embarcação, por membros da Marinha para a averiguação das possíveis causas do fato.

O Estado tentou contato por telefone durante toda a tarde de ontem com a empresa Internacional Marítima. Até o fechamento desta página, ninguém foi localizado para tratar sobre o caso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.