Missa e pricissão

Festejo da Imaculada Conceição se encerrará com celebração

Encerramento do evento realizado pelo Santuário do Monte Castelo deve reunir mais de 150 mil pessoas na Praça Maria Aragão; amanhã, as atividades terão início às 5h, com alvorada; são esperados peregrinos de todo o Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
No ano passado a missa campal realizada na Praça Maria Aragão reuniu milhares de fiéis da santa
No ano passado a missa campal realizada na Praça Maria Aragão reuniu milhares de fiéis da santa (Conceição)

A comunidade católica de São Luís participa amanhã da programação que marca os encerramentos dos festejos em homenagem à Imaculada Conceição nas paróquias do Anil, Coroadinho e no Santuário do Monte Castelo. O encerramento do Festejo da Conceição realizado pelo Santuário do Monte Castelo deve reunir mais de 150 mil pessoas na Praça Maria Aragão. Padres das paróquias da arquidiocese devem participar da celebração, que será presidida pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário.

O tema deste ano é “Santuário da Conceição, casa comum e nossa responsabilidade” e o lema “Vós sois templo de Deus”, trecho bíblico do primeiro livro de Coríntios, capítulo três, versículo dezesseis. O tema e o lema foram escolhidos como resposta ao contexto de construção do novo Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

“Cada vez mais, aumenta o número de fiéis, não somente no período do festejo, mas durante todo o ano. Sentimos a necessidade de criar melhores condições para acolher o devoto e a devota. Acima de tudo, queremos, com essa presença especial de Maria, favorecer a missão evangelizadora da Igreja”, destacou o reitor do Santuário, padre Arnaldo Menezes dos Passos.

Para a Igreja Católica, os santuários são lugares especiais de manifestação da fé. “Os santuários são sempre iniciativa de Deus. A origem histórica dos santuários pode variar, mas é sempre a consciência de uma presença especial de Maria naquele lugar que desperta no povo fiel a devoção. Os santuários sempre ultrapassam os limites geográficos do lugar; alguns são internacionais”, explica o padre. No Santuário da Conceição, são esperados peregrinos de todo o Maranhão.

Celebrações
Ao longo de todo o período a comunidade do bairro se preparou para as celebrações de amanhã participando de novenas, romarias, procissões, missas, carreatas e visita da imagem a paróquias e órgãos públicos na capital. As atividades tiveram a intenção de convidar os fieis a refletirem sobre o tema do festejo

Amanhã, as atividades terão início às 5h, com alvorada, momento em que a comunidade católica de São Luís louva a padroeira com salva de fogos no início da manhã. Ao longo de todo o dia, serão celebradas sete missas, além de batizados e reza do terço, no santuário. O festejo do santuário é considerado o maior evento mariano – em homenagem à Virgem Maria - do Maranhão.

À tarde, acontece o ponto alto da programação, na Praça Maria Aragão, centro de São Luís. Às 17h30 será celebrada missa campal presidida pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário da Silva. Logo após a missa, a procissão de Nossa Senhora da Conceição segue até Santuário no Monte Castelo, onde também estará havendo celebração. A chegada da imagem ao santuário coincide com o término da última missa do dia que será iniciada às 19h.

Outras paróquias
Na capital, outras paróquias dedicadas à Imaculada Conceição também prestarão suas homenagens à padroeira. Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coroadinho o tema escolhido para este ano foi “Maria, primícia da nova geração”. Ao longo do dia haverá reza do terço, missas e uma procissão pelas ruas do Coroadinho a partir das 17h.

Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Anil, o tema escolhido para este ano foi “Salve Rainha, Mãe de Misericórdia” e o lema “Deus é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou” (Ef 2,4). A programação começa às 6h com terço e alvorada. Às 7h, haverá missa solene presidida pelo pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário da Silva. Ao longo do dia acontecerá ainda a procissão das crianças. O encerramento será com missa solene no fim da tarde. Haverá ainda programação social com café da manhã, jantar, venda de comidas típicas no largo e apresentação de cantores católicos.

PROGRAMAÇÃO
Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coroadinho

7h – Terço
8h – Missa
17h – Procissão com saída do Outeiro da Cruz em direção à paróquia
Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Anil
6h – Terço e Alvorada
7h – Santa Missa
9h – Procissão das Crianças com Nossa Senhora da Conceição, seguida de Santa Missa e animação litúrgica
17h – Oração do Terço em frente à Igreja Matriz
17h30 – Missa Solene de encerramento do Festejo de Nossa Senhora da Conceição
18h40 – Procissão Luminosa e Coroação de Nossa Senhora
Santuário Nossa Senhora da Conceição do Monte Castelo
5h – Alvorada da Conceição – Devotos e devotas de Nossa Senhora da Conceição são convidados a soltar foguetes em homenagem à padroeira, por toda a Ilha de São Luís
6h - Santa Missa no Santuário
7h30 - Santa Missa no Santuário
9h - Santa Missa
10h30 – Batizados
12h - Santa Missa
15h – Santo Rosário
16h - Santa Missa
17h - Santa Missa
17h30 – Missa Campal, na Praça Maria Aragão. Após a missa, Procissão de Nossa Senhora da Conceição até o Santuário no Monte Castelo.
19h – Santa Missa

SAIBA MAIS

Imaculada Conceição
A festa da Imaculada Conceição, comemorada, 8, foi definida como uma festa universal em 28 de fevereiro de 1476 pelo Papa Sisto IV. A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 8 de dezembro de 1854. A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como "cheia de graça"). Uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho.
Festejo da Conceição em São Luís
Os registros históricos dão conta de que as festividades para Nossa Senhora da Conceição, em São Luís, iniciaram em 1804, quando foi erguido um altar na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na Rua do Egito, para uma imagem vinda de Portugal. No dia de Nossa Senhora da Conceição, dia 8, que é feriado municipal em São Luís, as atividades começam bem cedo, com uma alvorada às 5h. Devotos de todos os bairros da Ilha de São Luís soltam fogos em louvor à santa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.