Monitoramento da dengue na Ilha

São Francisco é o bairro com mais casos de dengue em São Luís

De acordo com o Município, a localidade registrou aproximadamente 26% das ocorrências da doença na capital maranhense este ano

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

[e-s001]O bairro do São Francisco é atualmente o líder no número de casos de dengue em São Luís. De acordo com dados da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a localidade registrou aproximadamente 26% das ocorrências da doença na capital maranhense, este ano.

Ainda segundo a pasta, no total, foram 1.062 ocorrências da doença somente no São Francisco. O segundo bairro com maior número de casos – Liberdade – registrou 935 casos a menos de dengue, em comparação ao São Francisco. Ainda estão à frente das ocorrências da doença na cidade os seguintes bairros: Centro (110), Coroadinho (108) e Vila Palmeira (100).

De acordo com o coordenador do Programa de Combate à Dengue em São Luís, Pedro Tavares, o alto índice de casos no São Francisco pode ser explicado pelo fácil acesso de pessoas infectadas no centro de saúde do bairro. “Ou seja, em minha opinião, não necessariamente as pessoas atendidas na unidade de saúde do São Francisco com sintomas de dengue são da localidade. Há pessoas de outros bairros”, disse.

Apesar da explicação, o gestor explicou que será feito, nas próximas semanas, um trabalho de apuração para verificar as causas dos índices da doença no bairro. “É importante entender o motivo do número de casos e suas razões para, em seguida, ser feito um trabalho de controle da doença”, afirmou.

Outros números
O levantamento feito pela Semus apontou também que o Coroadinho possui o maior percentual de focos do mosquito Aedes Aegypti – causador da dengue – por imóvel.

De acordo com o Município, a cada 100 bairros, 2.3 apresentaram características que possibilitam o desenvolvimento de ovos e larvas do mosquito. Em seguida, neste ranking, estão os bairros do São Cristóvão (2.2), Cidade Operária (2.1), Anil-Angelim (1.9) e Janaína (1.9).

11 novos casos por dia
De acordo com a Semus, a cada dia deste ano, surgiram 11 novos casos de dengue na cidade. Segundo a pasta, foram 4.032 ocorrências da doença, de janeiro até dezembro de 2016. Em todo o ano passado, houve 2.924 casos de dengue na capital maranhense.

Segundo a Semus, mesmo com os números considerados elevados da doença, nenhuma localidade está em “alto risco” da dengue. Outros 18 locais na cidade estão em estado de alerta.

[e-s001]Lixão
Não é difícil encontrar flagrantes na cidade de acúmulos de lixo que, normalmente, apresentam focos do mosquito da dengue. Na Rua Andaraí, no São Francisco, existe um lixão que, de acordo com os moradores, é trazido por carroceiros de outras partes do bairro. Até o fechamento desta edição, a Prefeitura não informou sobre o que fará para solucionar o problema do lixo na via.

Números
Bairros com maior número de casos de dengue em 2016

São Francisco – 1.062 casos
Liberdade – 127 casos
Centro – 110 casos
Coroadinho – 108 casos
Vila Palmeira – 100 casos
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde (Semus)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.