Final de ano

Próximo ao Natal, Rua Grande não tem segurança reforçada

Reforço deveria estar na via desde o dia 1º, mas nenhum policial é visto na região, embora a movimentação de consumidores já comece a aumentar nas lojas do centro comercial com a proximidade das festas de fim de ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Movimentação começou a aumentar na Rua Grande com a proximidade do Natal; comerciantes querem segurança
Movimentação começou a aumentar na Rua Grande com a proximidade do Natal; comerciantes querem segurança (Rua Grande)

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís solicitou, no início da semana passada, reforço na segurança na Rua Grande e adjacências, no Centro da Cidade. Eles também pediram que a Prefeitura fizesse o controle do comércio informal na principal zona de comércio da cidade. Na mesma semana, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), afirmou que o reforço no policiamento começaria em 1º de dezembro. Ontem, contudo, ainda não se podia ver esse reforço pelo Centro.

O fluxo normal é de cerca de 100 mil pessoas por dia na Rua Grande, mas no mês de dezembro, e ainda mais perto do Natal, a tendência é de que o número de pessoas circulando pela região aumente, com isso se eleve também a quantidade de delitos realizados no local. Atualmente, segundo quem trafega e trabalha na região, até que a quantidade de crimes tem se mantido reduzida. “O que vemos é que diminuiu os roubos a bolsas. Esse pessoal que sai abrindo as bolsas. Mas tem aumentando o arrombamento. Outro dia mesmo, invadiram essa loja aqui na frente”, disse, se referindo a uma loja de roupas que foi invadida em setembro deste ano.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) já informou que realizará duas ações para o comércio no fim de ano em São Luís, as operações Natal Seguro e Réveillon 2016. Durante o Natal Seguro serão desenvolvidas ações específicas de policiamento ostensivo em bairros com grande atividade comercial como a Cohab, São Francisco, São Cristóvão, João Paulo e Centro. O trabalho vai ser intensificado, também, no centro comercial nos dias que antecedem as festas natalinas. Ambas as operações contarão com policiamento estratégico das equipes das polícias Militar e Civil, além de apoio de órgãos municipais e estaduais da Cultura, Turismo e Trânsito.

A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) informou que a segurança na área do centro comercial é feita constantemente com policiais a pé, em viaturas e motocicletas do 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Batalhão Tiradentes e Companhia de Polícia Militar de Turismo Independente (CPTur). O policiamento é intensificado nos horários de maior movimento do comércio e nos fins de semana.

Neste fim de ano, período de maior movimentação, com atenção aos horários de abertura e fechamento das lojas, o comando do 9º BPM ressaltou que tem reforçado o policiamento nas Ruas Grande, da Paz, de Santana e adjacências. Em épocas de intenso fluxo comercial, que antecedem datas comemorativas e festas de fim de ano, é empregado também policiamento especializado, como Choque, Rotam e Cavalaria.

A polícia realiza rondas e incursões durante o dia e à noite, para coibir ações criminosas. A PM ressaltou que vem adotando o policiamento ostensivo e preventivo na região, a fim de inibir assaltos e apreender materiais ilícitos como armas e drogas.

Camelôs
Como ocorre todos os anos, os camelôs já estão ocupando grande parte da Rua Grande. Eles tomam as calçadas e estendem seus produtos no chão mesmo. São roupas, brinquedos, celulares, perfumes e mais um monte de coisas. Toda a ocupação é feita de maneira desordenada, muitas das vezes até mesmo na frente das portas e vitrines das lojas, impedindo o fluxo de consumidores.

A maior preocupação é que esse descontrole termine por prejudicar ainda mais as vendas, que já estão ruins, devido à crise que assola o país. A previsão, segundo a direção do CDL São Luís é de que as vendas deste ano sejam, pelo menos, iguais às do ano passado.

Reforma
Além disso, os comerciantes da Rua Grande também têm que conviver, mais um final de ano, com as condições precárias da via. A grande reforma prometida e cuja ordem de serviço foi assinada em abril de 2015 nunca saiu. Com isso, os consumidores e comerciantes devem viver com lixo, esgoto e buracos espalhados pela rua e calçada.l

SAIBA MAIS
A Lei Municipal nº 3.016 de 28 de dezembro de 1989 dispõe sobre o comércio informal de São Luís. O artigo 23 da legislação afirma que é proibido ao vendedor ambulante instalar pontos sem licença regular; a colocação de mesas e cadeiras sem licença específica; o uso de instrumentos que perturbem o sossego público; e a transferência, a qualquer título, da licença concedida. No entanto, essas e outras infrações relacionadas a essa lei são cometidas periodicamente.

Número
800
é o número de lojistas da região central de São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.