Solidariedade

Papai Noel dos Correios não recebe mais cartas

Presentes devem ser entregues nos Correios até dia 9, para distribuição a partir do dia 12

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Pessoas que adotaram cartinhas começam a entregar os presentes nos Coreios
Pessoas que adotaram cartinhas começam a entregar os presentes nos Coreios (Presentes)

Os três irmãos, com 9, 11 e 13 anos, saíram da Vila São Luís, na região Itaqui-Bacanga, até a Agência Central dos Correios, na Praça João Lisboa, no centro de São Luís, para entregarem suas cartinhas para o Papai Noel. Entre os pedidos de melhorias na economia, mais paz e amor no mundo, eles também querem brinquedos e roupas para o fim de ano. Mas, as cartas deles não foram recebidas nos correios, isso por que o órgão já terminou de receber os pedidos e agora está apenas aguardando o retorno das cartas que já foram retiradas.

Segundo a coordenação do programa “Papai Noel dos Correios”, quem pegou uma cartinha deve se apressar, pois tem somente até o dia 9, sexta-feira, para entregar os presentes, que serão distribuídos a partir de segunda-feira, 12, e até o dia 19.

Adotadas
Este ano, por causa das parcerias que os Correios firmaram com empresas e órgãos públicos, todas as cartas disponibilizadas já foram adotadas. Este ano, também, todas as cartas vieram de escolas públicas e creches de regiões carentes da cidade. Mas e como ficaram aquelas crianças, como os três irmãos da
Vila São Luís, que não conseguiram entregar suas cartinhas ao Papai Noel?.

Parece que eles terão de depender de mais boa vontade e amor de outras pessoas. Pelo menos é o que pensa Maria do Socorro Ferreira Silva. Ela também foi ontem aos Correios para entregar a cartinha de três dos seus quatro sobrinhos que moram na cidade de Zé Doca (a 302 km de São Luís), mas não pode fazer a entrega.

Segundo conta, a mãe das crianças faleceu há nove meses, vítima de um acidente de trânsito. Ela estava em uma motocicleta, na estrada, quando foi colhida por um carro. Morreu ainda na estrada. Desde então os quatro irmãos vivem com a avó. Nas cartas, as crianças, que tem 14, 11, 8 e 6 anos, relatam sua dor de terem que viver sem a mãe, contam como sentem falta dela e entre as solicitações de roupas, pedem também que sua avó não morra, pois foi só ela quem lhes restou no mundo.

Campanha
A campanha “Papai Noel dos Correios 2016” foi lançada em São Luís no final de novembro. Este ano, foram selecionadas mais de 2 mil cartinhas de crianças do 1º ao 5º de 14 escolas públicas. Realizada há 27 anos, o principal objetivo da campanha é responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Além disso, procura-se desenvolver a habilidade da redação de carta, de como endereçá-la corretamente, utilizar o CEP e disseminar a solidariedade própria do período natalino. Para tanto, desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com escolas públicas, creches e abrigos que atendem crianças em carentes.

POSTOS DE COLETA

Os presentes das cartinhas adotadas podem ser entregues na Casa do Papai Noel, no Edifício Sede dos Correios, da Praça João Lisboa, e na Agência dos Correios no Jaracati. As cidades de Caxias e Imperatriz também têm postos
de entrega.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.